Nova política de senhas no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pede que usuários do E-saj troquem a autenticação para acesso à plataforma. A política entrou em vigor no último dia 22, mas desde a quinta-feira (25) usuários relatam não conseguir acessar o sistema sem precisar trocar a senha, conforme aviso que consta no site.

Por nota, a assessoria do TJMS informou que por meio do portal de Serviços e-SAJ, implementa uma nova política de senhas. Essa atualização vem após uma análise detalhada das melhores práticas de segurança atuais.

Projetada para reforçar a segurança dos usuários, a nova política inclui uma série de diretrizes destinadas a fortalecer a autenticação dos usuários e reduzir o risco de comprometimento de contas, diz o comunicado.

Entre as principais mudanças trazidas está o aprimoramento da complexidade das senhas. Os usuários agora serão obrigados a criar senhas mais complexas, contendo uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

“Essa medida visa aumentar a resistência das senhas a ataques de força bruta e engenharia social. Outra atualização importante é a frequente alteração das senhas que deverá ocorrer. A nova política estabelece um intervalo regular para que os usuários atualizem suas senhas, reduzindo assim a probabilidade de que senhas comprometidas permaneçam válidas por longos períodos”, diz.

Todos os logins expirados

Para implantação da nova política, a senha atual dos usuários será expirada e todos serão notificados para aderirem às novas diretrizes durante o próximo login. Uma nova senha então deverá ser criada, obedecendo os seguintes critérios: mínimo de 10 caracteres; ser diferente das últimas duas senhas utilizadas; a existência de, ao menos, um caractere especial (!@#%&+-.); a presença de, no mínimo, uma letra maiúscula, uma minúscula e um caractere numérico.