Prestes a serem despejados, moradores do Samambaia pedem ajuda de vereadores
Os moradores da ocupação Samambaia foram à Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (26) para pedir ajuda dos vereadores. Cerca de 470 famílias estão na iminência de um despejo e pedem que os vereadores ajudem a cobrar a desapropriação do local, que é um terreno privado. Segundo eles, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os moradores da ocupação Samambaia foram à Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (26) para pedir ajuda dos vereadores. Cerca de 470 famílias estão na iminência de um despejo e pedem que os vereadores ajudem a cobrar a desapropriação do local, que é um terreno privado. Segundo eles, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu que daria moradia à comunidade.
A presidente da Comissão de Mulheres da Ocupação do Clube Samambaia, Edna Maria Cândido, usou a tribuna na Câmara para apontar as reivindicações dos moradores. Ela pede ajuda e conta que a comunidade pode ser expulsa da área a qualquer momento. “Estamos na iminência de uma reintegração de posse”, lamenta.
Segundo ela, os vereadores devem cobrar a promessa feita pelo prefeito em uma audiência pública no ano passado. Ele disse que faria a desapropriação do terreno e que todos deveriam ficar tranquilos. “Estamos indo para o enfrentamento, judicialmente a gente já perdeu. Nossa luta é política”. Ela ainda reclamou das cobranças abusivas nas contas de energia elétrica, já que mesmo nas casas humildes, a conta chegou a R$ 1 mil.
O líder do prefeito na Câmara, o vereador Chiquinho Telles (PSD), pontuou que a área é particular e que o dono do terreno pediu R$ 30 milhões à Prefeitura. Segundo ele, mesmo que houvesse um acordo, não há garantia de que as famílias pudessem permanecer, já que o Ministério Público determina a prioridade de quem está na fila da Emha (Agência Municipal de Habitação). “Talvez vocês não sejam contemplados”, disse.
Já o vereador Carlão (PSB) destacou que vereadores não podem fazer muito. A Câmara não tem competência para assuntos como o de compra de áreas para habitação.
A ocupação
A área foi ocupada em dezembro de 2016 e tem cerca de 18 hectares e fica nas localidades da Avenida dos Cafezais, no Bairro Los Angeles, onde funcionou o clube Samambaia, entre os anos de 1980 e 2005. No fim de novembro, uma liminar que permitia a moradia das famílias caiu e eles devem deixar a área.
O prefeito Marquinhos Trad até disse que iria avaliar a desapropriação do local para que as famílias permaneçam morando lá, mas lei vigente da Emha (Agência Municipal de Habitação) impede que isso aconteça. Isso porque, a atual lei estabelece que as moradias são distribuídas por sorteio e as famílias que estão no local podem “furar fila” de quem já espera por casa própria. Desta forma, se Prefeitura Municipal comprasse, de fato, o terreno, as famílias ainda deveriam deixar o local.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.