Duas índias Terena, radicadas em , participarão da Conferência Internacional das Línguas Indígenas no Canadá. O evento faz parte de uma agenda da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que decretou urgência na preservação, revitalização e promoção de idiomas nativos no mundo.

Maria Auxiliadora Terena, chefe de Divisão de Cultura Indígena da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), e Fabriciane Malheiro, educadora social da SAS (Secretaria de Assistência Social) são as únicas participantes do Brasil nessa conferência. O convite partiu da Fundação Cultural Primeiros Povos e da Comissão Canadense da Unesco, que providenciou passagem e hospedagem para as duas participantes.

A participação das duas profissionais indígenas na conferência canadense teve início em 2018, quando a Semu (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) intermediou junto à Embaixada do Canadá o apoio financeiro para a revitalização do Memorial da Cultura Indígena, unidade da Sectur localizada na Aldeia Marçal de Souza. O embaixador canadense, Riccardo Savone é um estudioso dos povos indígenas e, ao assumir a pasta em Brasília, interessou-se pela cultura indígena brasileira, apoiando projetos culturais e obras, como a do Memorial.