IBGE coletará dados sobre saúde escolar de 5,7 mil estudantes em MS
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisica) começa nesta semana a PeNSE (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), em Mato Grosso do Sul serão visitadas 167 escolas em 39 municípios. Sendo aplicados 5.791 questionários aos alunos e responsáveis pelas escolas. No país serão visitadas 4.361 escolas em 1.288 cidades, atingindo 187.954 alunos de escolas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatisica) começa nesta semana a PeNSE (Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar), em Mato Grosso do Sul serão visitadas 167 escolas em 39 municípios. Sendo aplicados 5.791 questionários aos alunos e responsáveis pelas escolas.
No país serão visitadas 4.361 escolas em 1.288 cidades, atingindo 187.954 alunos de escolas públicas e privadas do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A pesquisa é amostral sendo feita apenas nas instituições que atendem a certos os critérios, de modo que o resultado seja representativo da realidade de cada estado
De acordo com o IBGE está é a quarta edição da PeNSE que tem como objetivos conhecer a prevalência dos fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes brasileiros, subsidiar a gestão e o aprimoramento das políticas públicas voltadas para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promoção a saúde e avaliar o impacto das políticas públicas, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar.
Para realizar a pesquisa será utilizado um DMC (Dispositivo Móvel de Coleta), semelhante a um smartphone, onde será inserido e estruturado o questionário que os alunos responderão de forma direta e individualmente.
É importante ressaltar que os estudantes e as escolas não serão identificados, pois a PeNSE é submetida à Lei 5.534/68, que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas ao IBGE, tendo como contrapartida a obrigação do instituto de não identificar os dados e somente usá-los para fins estatísticos.
Sendo também respeitadas as orientações da CONEP (Comissão Nacional de Ética de Pequisa) e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), reafirmando o compromisso de respeito e profissionalismo já reconhecidos do órgão.
Para o responsável de cada escola será aplicado um questionário sobre o ambiente escolar e os resultados divulgados futuramente servirão para comparação da percepção dos educandos. Dentre os temas pesquisados estarão os contextos social e familiar dos estudantes; seus hábitos alimentares; prática de atividades físicas; percepção de imagem corporal; cuidados de higiene pessoal; experimentação e consumo de cigarro, álcool e outras drogas; comportamento sexual e reprodutivo; uso de serviços de saúde; violência; segurança e acidentes.
Resultados anteriores
Na pesquisa anterior, realizada no ano de 2015, Mato Grosso do Sul apresentou o quarto melhor percentual na oferta de comida, mais de 80% das escolas ofereciam merenda. O quinto menor resultado quando considerados os alunos que não fizeram qualquer tipo de atividade física nos sete dias anteriores à data da entrevista, cerca de 3%, indicando que o sedentarismo não é um problema no estado.
Já sobre o consumo de algumas substâncias, Campo Grande teve a maior proporção de estudantes que experimentaram cigarro, 31,7% dos alunos do 9º do ensino fundamental afirmaram ter experimentado pelo menos uma vez – maior percentual de todas as capitais.
No estado, 63% dos estudantes já teriam experimentado bebida alcoólica, a maioria em Campo Grande, apresentando o 3° maior percentual entre as Capitais.
No bullying, Campo Grande também esteve entre os primeiros do ranking com o 3º maior percentual de estudantes que se sentiam humilhados na maior parte do tempo pelos colegas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.