Duas fotos que viralizaram nas redes sociais do Festival Lula Livre, que aconteceu no último domingo (17) no , são falsas. Os atos que reuniram artistas e políticos que apoiam o ex-presidente petista, foram retratados como extremamente lotados e com um “mar vermelho” de pessoas nas ruas da capital de Pernambuco.

Usuários do Facebook solicitaram a analise das fotografias do festival que recebia Lula 10 dias após ser livre da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. A fotos analisadas pelo blog A Lupa são antigas e não foram feitas durante o festival Lula Livre, no último domingo (17). Juntas as fotos tiveram mais de mil compartilhamentos.

É Fake! Fotos que mostram "mar vermelho" petista não são do Festival Lula Livre
(Reprodução, Facebook)

O primeiro registro é do fotógrafo Ricardo Stuckert, de setembro de 2018, durante um ato no Recife em apoio ao então candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad. A imagem aparece no perfil do ex-presidente Lula no Facebook.

No site de Lula também há menção ao ato, e a foto aparece. Segundo a publicação, além de Haddad, participaram do evento a então candidata a vice-presidente, Manuela d'Ávila (PCdoB), o senador pernambucano Humberto Costa (PT) e o governador do estado, Paulo Câmara (PSB).

É Fake! Fotos que mostram "mar vermelho" petista não são do Festival Lula Livre
(Reprodução, Facebook)

A segunda foto foi feita na e já circula na há, pelo menos, sete anos. Ela aparece em post do blog venezuelano Colarebo de 28 de setembro de 2012. Embora não seja possível comprovar que esta é a data original da foto, é certo que ela não tem relação com o festival Lula Livre que aconteceu no último domingo (17).

Segundo o blog A Lupa, trata-se de um comício a favor do então presidente do país, Hugo Chávez, na cidade de Maturín, no estado de Monagas. A foto foi distribuída pela Agencia Venezolana de Noticias (AVN) e publicada no jornal Correo del Orinoco. Não foi possível, porém, comprovar se os créditos estão corretos.

Entretanto, dois detalhes na imagem podem comprovar que, seja de 2012 ou anterior, a foto foi registrada na Venezuela. No centro, é possível ver uma bandeira venezuelana. Além disso, há uma inscrição remetendo a Chávez no boneco gigante, no canto inferior esquerdo.

Essa imagem já foi utilizada em outros momentos para mostrar, incorretamente, manifestações petistas. Durante as eleições presidenciais de 2014, por exemplo, a foto foi utilizada para supostamente ilustrar um ato a favor da presidente Dilma Rousseff.