Cerca de 1.800 gestantes da Capital podem receber repelente de graça em postos de saúde
Cerca de 1.800 mulheres gestantes em Campo Grande, beneficiárias do Programa Bolsa Família, já podem receber gratuitamente repelentes, que são distribuídos em posto de saúde da Capital. Para tanto, é necessário comprovar ser beneficiária do programa e realizar o pré-natal na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa. O retorno da temporada de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 1.800 mulheres gestantes em Campo Grande, beneficiárias do Programa Bolsa Família, já podem receber gratuitamente repelentes, que são distribuídos em posto de saúde da Capital. Para tanto, é necessário comprovar ser beneficiária do programa e realizar o pré-natal na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de casa.
O retorno da temporada de chuvas acende o sinal vermelho para o risco de surgimento de doenças causadas por picadas de mosquitos, como dengue, chikungunya e zyka – todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
A zyka oferece risco especialmente a gestantes, já que a doença pode causar sequelas aos fetos, como a microcefalia, principalmente se a contaminação pelo vírus ocorrer nos primeiros meses de gestação.
E além dela, a dengue também inspira cuidados, já que a contaminação nas primeira e últimas semanas de gestação atinge o recém-nascido, causando ou a diminuição da coagulação sanguínea – o que pode ocasionar desprendimento da placenta, aborto ou parto prematuro; ou lesões ao bebê, que acaba tendo que ser internado.
Aedes/Zyka em números
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 16.115 frascos de repelente foram distribuidos na Capital em 2018. Nesse ano, de janeiro a setembro, foram registrados 46 casos de dengue em grávidas, dos quais 13 foram no 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março), 13 no 2º trimestre (abril, maio e junho) e 20 no 3° trimestre (julho, agosto e setembro). Não houve registros de zyka.
O repelente é mais uma forma de aumentar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti, principalmente com as gestantes, pelo risco de contrair o vírus zika e aumentar possibilidade da microcefalia em bebês. Mas, o uso do produto não elimina a necessidade de combatero mosquito pela eliminação de seus pontos de reprodução – basicamente água parada em calhas, vasos, latas, pneus e garrafas.
Nesta quinta-feira (24), a Sesau alerta que a distribuição dos frascos de repele ocorrerá de forma gradativa e em conformidade com a agenda de trabalhos, respeitando o fluxo normal de funcionamento, a fim de não prejudicar as ações já realizadas nas UBS da Capital. (Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta
Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Roberto foi encontrado morto pela irmã
Dourados segue sem voos comerciais enquanto Ponta Porã discute aeroporto binacional
Tratativas entre Brasil e Paraguai é intermediada por vereadores das duas cidades gêmeas
Veículos colidem e batem em muro de cruzamento no Vilas Boas; três ficam feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.