Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procura por vacina contra febre amarela cresce em postos da Capital

Confira o cronograma completo de vacinação
Arquivo -

Confira o cronograma completo de vacinação

Com o aumento no número de casos de registrados nos estados de e Minas Gerais, aumentou também a procura pela imunização contra a doença nas unidades de saúde de Campo Grande.

Nesta sexta-feira (19), a reportagem do Jornal Midiamax percorreu algumas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Capital e verificou que a população está assustada com a situação vivenciada pelos estados vizinhos.

“Não deu para visitar nossos parentes no final do ano e estamos indo agora, espero que seja uma viagem tranquila”, afirma a aposentada Dirce Kimil Guenka, de 73 anos, que está indo com o esposo, o comerciante Osvaldo Hiroi Kohatsu, visitar o filho em São Paulo, onde 40 casos da doença foram registrados, de janeiro de 2017 até agora.

“Tem gente que está ficando 24 horas na fila para se vacinar lá em São Paulo, ainda bem que aqui não está tão complicada assim a situação e pelo visto o atendimento vai ser rápido”, conta o comerciante de 61 anos, que ainda alerta que, com a incidência das chuvas, típicas da estação, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), desde janeiro do ano passado está sendo adotado um cronograma de vacinação na Capital para otimizar os frascos de vacina, que, quando abertos, tem de ser usados em até 6 horas. Conforme a secretaria, cada ampola é capaz de imunizar de 5 a 10 pessoas.

O representante Valdir Oliveira, de 41 anos, foi até a UBS da Mata do Jacinto, acompanhado da esposa Celma Silva Oliveira, de 39 anos, e dos filhos pequenos se vacinar contra a febre amarela.

“Estou indo para São Paulo na semana que vem e a empresa solicitou que todos os funcionários que também vão viajar para as áreas de risco se vacinem com antecedência de 10 dias. O prazo que me deram termina hoje, por isso estou aqui”, conta.

Quem deve se vacinar

A Sesau afirmou à reportagem que há doses suficientes para imunizar o público-alvo da vacinação. De acordo com a secretaria, devem se vacinar apenas pessoas que nunca tomaram a vacina na vida ou ainda aquelas que vão viajar para países onde há exigência de certificação internacional à título de comprovação de imunidade.

Ainda conforme a Sesau, como os relatórios de vacinação são divulgados mensalmente, ainda não há como afirmar quantas pessoas já foram imunizadas até o momento.

A secretaria ainda informou que devido aos recentes casos registrados em São Paulo e Minas Gerais, houve sim um aumento considerável na procura pela vacina no estado inteiro e, consequentemente, na Capital.

Conforme orienta a Sesau, não há motivo para pânico, pois não existe risco de epidemia em nosso Município e a taxa de cobertura vacinal contra a doença em Campo Grande é de cerca de 90%.  A secretaria ainda reforça que, conforme recomendado pelo próprio Ministério da Saúde, apenas uma dose da vacina é suficiente para imunizar a pessoa pela vida toda. Portanto, caso a pessoa já tenha sido imunizada, mesmo que há mais de 10 anos, não há necessidade de se fazer o reforço.

Cronograma

Conforme o cronograma disponibilizado pela Sesau, às segundas-feiras, a imunização contra a doença ocorre nas unidades de saúde do José Abrão, Nova Bahia, Fernando Arruda, Macaúbas, Cohab, 26 de agosto, Itamaracá, caiçara, Vila Fernanda e Aero Itália.

Às terças, a vacinação é realizada nas unidades do Seminário, estrela do Sul, Nova Lima, Jardim Paradiso, Jockey Club, Alves Pereira, Aero Rancho, Paulo Coelho, Cidade Morena, Lar do trabalhador, Serradinho, Portal Caiobá, Tarumã e Sírio Libanês.

Às quartas-feiras, a vacinação ocorre nas unidades Nossa Senhora das Garças, jardim marabá, Estrela Dalva, Jardim Noroeste, Dona Neta, Aero Rancho IV, Los Angeles, Moreninhas, Tiradentes, Buriti, Antártica, Batistão e Ana Maria do Couto.

Segundo à Sesau, às quintas-feiras, a imunização é feita nas unidades do São Benedito, Coronel Antonino, Vida Nova, Mario Covas, Iraci Coelho, Vila Carvalho, Pioneiros, Anhanduí, parque do Sol, Universitário, Carlota, Bonança, São Conrado, Albino Coimbra, Silvia Regina e Indubrasil.

Procura por vacina contra febre amarela cresce em postos da Capital

Como o atendimento é nessas unidades é feito em horário comercial, isto é, das 7h às 11h e das 13h às 17h, a Sesau orienta a população a conferir o cronograma diário de vacinação, a fim de verificar se no dia e horário, o atendimento está sendo realizado.

O cronograma completo pode ser acessado clicando neste link

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é queimada com água quente e espancada por namorado em Campo Grande

rivalidade

[ BASTIDORES ] União teve rivalidade, mas em MS…

Nome influente da elite partidária brasileira articula movimento para assumir o controle da presidência dos Correios

PM estava na varanda quando ouviu gritos de socorro em roubo de moto que acabou em morte de ladrão

Notícias mais lidas agora

Ônibus que invadiu bar na Afonso Pena estava estacionado sem freio de mão puxado

tereza

Tereza Cristina critica situação do Brasil e diz que União Progressistas forma ‘bloco forte’

VÍDEO: imagens mostram acidente que matou motoentregador na Joaquim Murtinho

Mais um feriadão chegando

Últimas Notícias

Polícia

Morre trabalhador de acidente de ônibus que caiu de ponte na MS-436 com 40 passageiros

Trecho de rodovia em que ônibus caiu deve passar por reparos

Cotidiano

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Campo Grande

Feriado e ponto facultativo em repartições públicas altera o horário de funcionamento de serviços

Cotidiano

VÍDEO: Movimento Sem Terra bloqueia BR-163 em Campo Grande

Na segunda-feira (28), o grupo interditou a BR-060

Polícia

Bebê de 8 meses é estrangulado na fronteira com MS e mãe adolescente é suspeita

A criança foi encontrada morta com sinais de espancamento