Pesquisa revela que campo-grandense está disposto a gastar menos nesse Carnaval
Segundo a pesquisa, menos pessoas viajarão nesse feriado
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Segundo a pesquisa, menos pessoas viajarão nesse feriado
Pesquisa realizada pela Fecomércio, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), com apoio da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), revelou que o campo-grandense está disposto a gastar menos no carnaval deste ano. O gasto médio nessa época passou de R$ 90, em 2017, para R$ 99, em 2018. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5).
Dentre os principais destinos de viagem, estão Corumbá, Bonito e Rio Verde. Entretanto, houve redução de 6% no número de pessoas que vão viajar nessa época, passando de 21% para 15%. O gasto médio com as viagens passou de R$ 277, em 2017, para R$ 144, em 2018, o que não necessariamente significa algo ruim.
“Isso evidencia que haverá uma retenção maior de recursos no município, já que muitas pessoas devem permanecer aqui nesse período e, consequentemente, consumir mais produtos locais, sejam eles alimentos, bebidas, presentes”, declara a economista Daniela Teixeira Dias, da Fecomércio.
Entre as pretensões de gastos do campo-grandense, estão a participação em eventos carnavalescos, alimentação, bebidas, reuniões familiares, com amigos, descanso, trabalho e viagens.
“Nossa movimentação total passou de R$ 40 milhões para R$ 49 milhões, o que representa um aumento de 20% na movimentação total, o que é bem significativo, levando em consideração que o carnaval da Capital não é tão tradicional como o de Corumbá, por exemplo”, afirma.
A pesquisa ainda revelou que o principal meio de transporte nessa época continua sendo o carro, mas o segundo meio de transporte preferido da população passou a ser o Uber, que no ano passado, estava em último lugar.
Apoio
A Sectur também evidenciou que, com a experiência do ano carnaval passado, a edição desse ano será mais organizada, contando com o apoio da Guarda Municipal, Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Polícia Militar.
“Nossa intenção é transformar o carnaval de Campo Grande em um grande evento gerador de fluxo turísticos e, consequentemente, gerar renda”, afirmou a Superintendente de Turismo da Sectur, Juliane Ferreira Salvatori”.
Comércio
A pesquisa também ouviu empresários de vários segmentos da Capital, não necessariamente os que têm relação com o período. Na ocasião, foram dadas algumas dicas para tornar o comércio mais atrativo e alavancar as vendas nessa época.
Entre as quais, adequação de vitrines, atendimento especializado e diferenciado, fazendo com que o cliente se sinta à vontade no estabelecimento, divulgação de vídeos temáticos, utilização de adereços, uso de mídias sociais, dentre outras.
A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018, e contou com a participação de 270 pessoas, de várias regiões da Capital.
(Foto: reprodução/web)
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