Filas, longas esperas e desorganização marcam, na tarde da segunda-feira (2), o primeiro dia em que a vacinas da gripe remanescentes da campanha de imunização foi liberada para toda a população. De acordo com a Prefeitura de , por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), as senhas para ção seriam distribuídas a partir das 13h, com cerca de 200 unidades em cada . Todavia, a falta de informação acabou gerando longas filas e muita insatisfação entre os presentes.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Mata do Jacinto, por exemplo, a fila começou a se formar por volta do meio dia. O posto só foi abrir as portas às 13h40 e as pessoas – tanto quem buscava consultas como quem foi atraído pelas vacinas – precisaram ficar no sol e na área externa, onde há, também, um esgoto a céu aberto.

“Chamamos o presidente da associação de moradores para ajudar, tem gente que está aqui desde o meio dia, no sol, crianças e idosos. Isso é um desrespeito”, destacou uma usuária que não quis se identificar. Sobre o esgoto, ela destacou que a concessionária de Água e Esgoto já fopi acionada, mas que a responsabilidade, no caso, seria da Prefeitura.

Na UBS do Tiradentes, uma das maiores da cidade, a desorganização também marcou a tarde – a distribuição de senhas não tinha começado até às 14h40 e funcionários ainda imprimiam os papeis que seriam distribuídos. Com isso, uma enorme fila se formou na área externa da unidade.

“Toda hora falam uma coisa diferente. Uma mulher apareceu e disse que já iam distribuir, enquanto outra disse que nem sabiam ainda se iria. Teve uma senhora aqui também que está esperando desde às 14h”, destacou outra usuária, que também não quis se identificar. Segundo a Sesau, a vacinação segue até as 16h45, e conforme durar o estoque.

Numa das UBS das Moreninhas, a situação se repetiu e algumas unidades não estariam com posse de vacinas. “Tem só um, e abriu as portas só às 14h. Distribuíram as senhas e mandaram o pessoal para casa. Um absurdo acontecer isso. É muito desrespeito e organização”, protestou uma leitora.

Campanha

Com o fim da campanha de vacinação, a Prefeitura anunciou que as doses remanescentes da vacina contra a gripe estarão disponíveis para toda a população a partir desta segunda-feira. As unidades básicas de saúde deveriam abrir a partir das 13 horas, com cerca de 220 doses disponíveis em cada local.

Para o controle, senhas correspondentes à quantidade de vacinas disponíveis seriam distribuídas a vacinação encerrada às 16h45. Para receber a imunização é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o número do prontuário da rede municipal de Saúde e o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Após dois meses de Campanha de Vacinação, 96,78% do público-alvo foi imunizado em Campo Grande. Até o dia 20 de junho, 191.453 pessoas do grupo de risco foram vacinadas.

Todavia, dois grupos recomendados para vacinação não atingiram a cobertura vacinal desejada: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 76,32% e gestantes com 65,58%. Os idosos, trabalhadores da saúde, puérperas e professores atingiram a meta de vacinação e pacientes portadores de comorbidades atingiram 85,01%, índice considerado satisfatório.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Sesau destacou que um decreto municipal publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) determinou que postos de saúde poderiam abrir as portas às 14h na segunda, com fechamento às 18h ou 18h30, dependendo de como os funcionários optassem para compensar o expediente.

“Todavia, a sala de imunização funciona até às 17h, com distribuição de senhas somente até às 16h30, porque os funcionários precisam de tempo hábil para destinar seringas e demais materiais e encerrar o expediente”, explica a comunicação oficial.

Sobre a falta de vacinas em alguns postos, a Sesau também destacou que algumas unidades de saúde deverão receber mais vacinas na terça-feira, porém, os locais não foram especificados.