Biometria: aproveite o feriado do Carnaval para fazer o cadastramento

Os postos de atendimento mais movimentados da Capital atendem no feriado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os postos de atendimento mais movimentados da Capital atendem no feriado

Para feriado de Carnaval, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) criou um cronograma de atendimento diferenciado aos eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico. De acordo com o calendário, haverá atendimento todos os dias nos postos mais movimentados da Capital, exceto pela terça-feira.

O calendário vai permitir que aqueles que a ainda não fizeram o cadastro da digital possam aproveitar o feriado para cumprir com a obrigação eleitoral. Conforme o último levantamento do TRE, 67,79% dos eleitores da Capital já fizeram a biometria. O cadastro é obrigatório e deve ser feito até dia 18 de março.

O horário de trabalho da comerciante Sirlei Pereira não é compatível com o período de assistência dos postos e ela afirma quer pretende aproveitar o feriado do Carnaval para fazer o cadastro. Para a cozinheira Isabel Cristaldo, o calendário de atendimento é uma boa alternativa para conseguir fazer a biometria. “Eu tenho que fazer ainda, não sei onde faz e o sol está muito quente também. Vou tentar neste feriado porque eu preciso, sem o título de eleitor não temos muitos benefícios”, conta.

O Memorial da Cultura é um dos pontos de atendimento e na manhã desta sexta-feira (9) teve movimento tranquilo, muitos dos eleitores que foram se cadastrar se surpreenderam com o tamanho da fila. “Eu vim porque tinha que tirar, não esperava que fosse rápido. Da última vez, a fila estava enorme, ia até a calçada e não consegui tirar”, conta o estudante João Victor. O jardineiro Jeremias Pereira ficou surpreso com a rapidez no processo. Segundo ele, 20 minutos foram suficientes para fazer a biometria.

De acordo com o técnico jurídico do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, Edson Lira, todos os eleitores que votam em Campo Grande devem fazer a biometria ou o título de eleitor pode ser cancelado. Sem o documento, os cidadãos perdem diversos direitos, como votar, receber aposentadoria, receber benefícios como o vale-renda ou emitir passaporte.

O que levar?

Para fazer o cadastro, basta comparecer a um dos postos com originais do documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. 

Confira os postos de atendimento:

Central de Atendimento ao Eleitor: cadastro pode ser feito no sábado (10) das 8h às 12h. A Central fica na rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 (antiga Rua do Diário), no Parque dos Poderes.

Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho: no domingo (11), o cadastro da biometria será feito das 8h às 12h e na segunda-feira (12), das 8h às 17h. Na terça-feira (13), não haverá atendimento e na quarta-feira de Cinzas, das 8h às 17h. O Memorial fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho.

Cijus (Centro Integrado de Justiça) e nos Fáceis do Aero Rancho, Guaicurus, Coronel Antonino, não haverá atendimento em nenhum desses dias.

Conteúdos relacionados

lama