Alunos da Reme levam trabalho premiado para feira de ciências em São Paulo
O evento é um dos principais do setor
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O evento é um dos principais do setor
Um projeto desenvolvido por alunos da Escola Municipal Lenita Nachif e que visa auxiliar no combate à dengue, está sendo apresentado esta semana na Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP).
O evento é um dos principais do setor e tem o propósito de estimular jovens talentos na área de Ciências, através da criação de trabalhos inovadores. Sob a orientação dos professores Vagner Cleber de Almeida e Kátia Cilene Alves e colaboração da professora Ana Caroline Gonçalves e Antônio Pancracio, professor doutor da UFMS, os alunos André Gabriel de Souza da Rocha, Arthur Freire Farias Doncev e Geovana Costa Ortega, desenvolveram o projeto “Análise da eficiência do BTI”
Durante a pesquisa, os alunos analisaram a eficiência de uma armadilha de oviposição com a utilização do BTI (inseticida biológico), desenvolvendo armadilhas que sejam resistentes às modificações climáticas, de forma a preservar o BTI durante o processo de eliminação das larvas.
Os alunos verificaram que o BTI pode ser uma alternativa eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue, caso o bioinseticida seja aplicado na dosagem correta. A metodologia do projeto consistiu em mostrar cinco etapas, cada uma com dois experimentos.
Com este trabalho, a equipe foi uma das vencedoras da 5ª Edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no ano passado. A vitória garantiu a ida dos alunos à feira que acontece na capital paulista.
O professor Vagner Cleber diz que a participação dos alunos na Feira de Ciências da USP está servindo como experiência. Apenas o aluno Arthur Freire não pôde participar devido à idade, ainda inferior a permitida nas regras do evento.
“Estamos muito felizes com essa oportunidade. Para eles está sendo uma experiência importante. Não importa o resultado porque com certeza eles voltarão mais maduros, pois estão conhecendo trabalhos mais complexos”, ressaltou o docente.
Segundo o professor, a equipe da escola “Lenita Nachif” é uma das poucas formadas por estudantes do Ensino Fundamental, já que o evento é voltado para o Ensino Médio e Técnico. “Como no grupo existem alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e um que já está no Ensino Médio, eles puderam participar”, destacou.
Outro detalhe que enaltece a participação dos alunos da Reme é que o projeto de combate à dengue foi selecionado em um universo de dois mil trabalhos, ficando entre os 300 melhores do país. “Isso já é uma vitória”, comemora o professor Vagner. No entanto, o trabalho ainda está sendo analisado por um grupo de 15 avaliadores, todos com mestrado, doutorado e pós-doutorado pela USP.
A Febrace é um evento nacional que incentiva o surgimento de jovens cientistas, realizado todo ano pela Universidade de São Paulo, estimulando novas vocações nas áreas de Ciências e Engenharia. Este ano a feira está em sua 16º edição . O resultado dos vencedores será divulgado nesta sexta-feira (16).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.