Negociação emperra, mas supermercados dizem que abrem no feriado

Não houve acordo na convenção coletiva de trabalho

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Não houve acordo na convenção coletiva de trabalho

Os supermercados de Campo Grande irão abrir  neste feriado de Tiradentes (21), de acordo com o presidente do Sindisuper CG (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Campo Grande), Adeilton Prado. 

O Sindisuper CG entrou com uma ação na Justiça Trabalhista após o Seccg (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande) anunciar que as grandes redes e os pequenos supermercados não estão autorizados a abrir no feriado pelo fato da recusa dos empresários em fechar convenção coletiva de trabalho 2017/18, cuja data base, entrou em vigor em 1º de abril.

De acordo com o Seccg, sem acordo coletivo, os supermercados não podem colocar os empregados para trabalhar nesse ou em qualquer outro feriado. Segundo Idelmar da Mota Lima, presidente do sindicato dos empregados, o sindicato patronal ofereceu pouco mais de 2% de reajuste, considerando que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período foi de 4,45%.

“Os donos de supermercados querem a retirada da folga pelos feriados trabalhados, acabar com o intervalo de 15 minutos além da criação da função multidisciplinar de seus empregados”, informa Idelmar da Mota Lima.

“Em toda negociação você oferece alguma coisa e tira algo em troca. Não aceitaram nada, eles também têm que ceder, foram intransigentes, isso não é uma negociação”. Segundo o Seccg, o funcionário que trabalha durante o feriado tem direito a um dia de folga e aproximadamente R$ 55 a mais no vale compras.

As negociações foram suspensas e a categoria dos trabalhadores se reunirá novamente em assembleia geral para decidir novos rumos das negociações. 

Conteúdos relacionados

lama