MPE determina que cinema disponibilize filmes legendados em Dourados

Decisão quer garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Decisão quer garantir acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) determinou que a Empresa Cinematográfica Araçatuba Ltda garanta acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva em Dourados. A decisão saiu na última quinta-feira (27) e foi publicada pelo MPE-MS nesta segunda-feira (31).

Conforme a liminar do MPE-MS, a Empresa Cinematográfica Araçatuba Ltda, Cine Araújo, deve oferecer filmes na versão legendada em pelo menos dois horários diferentes por dia, de forma a garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Em caso de descumprimento, a empresa será penalizada a pagar mais de R$ 12 mil por dia.

O Ministério Público havia entrado com uma Ação Civil Pública de Obrigação de fazer com o objetivo de garantir a acessibilidade à pessoa com deficiência auditiva na única rede de cinemas em Dourados. A intenção é que sejam disponibilizados filmes legendados no município. A decisão da última quinta-feira saiu por meio dos Promotores de Justiça, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior e Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, titulares da 13ª e 10ª Promotoria de Justiça de Dourados.

MPE determina que cinema disponibilize filmes legendados em Dourados

A turma do Desembargador Marcelo Câmara Rasslan, responsável por julgar o caso, considerou que ficou caracterizado o desrespeito às leis de acessibilidade e como consequência à constituição federal. 

 

Conteúdos relacionados

lama