Mais de 1,5 mil crianças menores 1 ano ainda precisam de vacina contra febre amarela
Vacinação contra rotavírus também não atingiu meta
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vacinação contra rotavírus também não atingiu meta
A cobertura vacinal para menores de 1 ano contra febre amarela e rotavírus humano ainda não atingiu o percentual recomendado para 2017. Segundo informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a tríplice viral e a BCG atingiram a quantidade estipulada. Estas e outras dez vacinas (totalizando 14) estão disponíveis nas 67 unidades básicas de saúde de Campo Grande.
A meta definida pelo Ministério da Saúde prevê a vacinação contra febre amarela de 100% das crianças da faixa-etária definida. Até outubro 86,79% receberam a imunização, totalizando 10.273 crianças neste ano. Esta vacina é indicada para prevenir contra a febre amarela a partir dos 9 meses de idade, conforme Calendário Nacional de Vacinação e o esquema vacinal corresponde a administração de uma única dose que vale para toda a vida.
Já para as doses contra o rotavírus humano a meta é 90%, mas até outubro 82,81% foi atingida, totalizando 9801 crianças menores de um ano imunizadas. O esquema corresponde a duas doses, administradas aos 2 e 4 meses de idade e é indicada para a prevenção de gastroenterites causadas por rotavírus dos sorotipos G1 em crianças com até 12 meses. Embora seja monovalente, a vacina oferece proteção cruzada contra outros sorotipos de rotavírus que não sejam G1 (G2, G3, G4, G9).
Outras quatro vacinas estão com o percentual próximo ter a meta atingida que segundo o MS é de 95%. É o caso da meningocócica C (83,32%), Pentavalente (87,99%), Pneumocócica (90,772%) e Poliomielite (81,76%).
Cronograma
A SESAU adotou desde o início do ano o Cronograma de aberturas de doses da vacina de febre amarela e BCG para otimizar o uso dos frascos. Cada ampola destas vacinas contém de 5 a 10 doses e com prazo de validade de 6 horas quando aberto. Desta forma, as salas de vacina obedecem ao cronograma para melhor aproveitamento das doses.
Todos os dias, ao menos uma sala de vacinação atende a população nas sete regiões da Capital. O cronograma está afixado nas unidades básicas de saúde para orientar moradores e usuários. Confira o cronograma clicando aqui.
Nesta segunda-feira (20), vacinam contra a BCG: UBS Nova Bahia, UBS Dona Neta, UBS Carlota, UBS Caiçara. Já para febre amarela estão abertas as salas da: UBSF José Abrão, UBS Nova Bahia, UBSF Fernando Arruda, UBSF Fernando Arruda, UBSF Macaúbas, UBSF COHAB, UBS 26 de Agosto, UBSF Itamaracá, UBSF Aero Itália, UBSF Vila Fernanda e UBS Caiçara.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Campo Grande está entre as 10 capitais brasileiras com aumento nos casos de síndrome respiratória, aponta Fiocruz
A recomendação é utilizar máscara em locais com aglomeração ou sem ventilação
Câmara de Camapuã aprova lei que repassa R$ 3,12 milhões à Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância
A lei estabelece que o valor será repassado em 12 parcelas mensais iguais, no valor de R$ 260.000,00, durante o ano de 2025
Erva de tereré e chimarrão recebe isenção total na reforma aprovada no Senado
Erva-mate havia sido excluída da Cesta Básica Nacional durante tramitação da reforma na Câmara dos Deputados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.