Há quase 1 mês sem médicos, Sesau promete completar equipe em Anhanduí

Os médicos saíram da unidade por não acharem vantajoso atender na região

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os médicos saíram da unidade por não acharem vantajoso atender na região

Há cerca de um mês sem médicos na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Anhanduí, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aguarda a manifestação de médicos para atuarem no distrito. A medida foi esclarecida em reunião realizada nesta quarta-feira (26) com o Conselho Local de Anhanduí e o secretário de saúde Marcelo Vilela.

Conforme a assessoria de imprensa, a secretaria ofertou no último dia 12 deste mês as vagas disponíveis no distrito para que outros profissionais da rede municipal possam atuar. A assessoria esclareceu ainda que o prazo para os médicos se manifestarem termina na próxima semana e que, se não houve nenhuma manifestação, a secretaria irá usar outras medidas para suprir a demanda.Há quase 1 mês sem médicos, Sesau promete completar equipe em Anhanduí

Sobre as outras medidas, a assessoria informou apenas que aguarda a próxima semana para saber se haverá interesse de algum médico. As demais medidas estão em análise e não foram definidas.  

 

Médicos pediram pra sair

Consultada, assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria municipal de saúde pública) afirma que 4 profissionais atendiam o distrito. Os médicos, no entanto, pediram exoneração e transferência, ‘por não acharem vantajoso atendeu o local’.

“Dos 4 médicos que estavam lotados na unidade, 3 pediram transferência e 1 exoneração. Eles alegam que não é vantajoso realizar os atendimentos na unidade de segunda a sexta-feira, mesmo recebendo a gratificação de Difícil Acesso, que foi restabelecida por decreto e de forma retroativa”, comentou a assessoria.

A Sesau também declarou, por meio da assessoria de imprensa, que “colocará à disposição dos médicos já lotados na rede de atendimento da Secretaria a oferta de vagas disponíveis em Anhanduí para conseguir remanejar os profissionais e completar o quadro para atendimento”.

Para atender no distrito, os profissionais recebem um adicional pelo ‘difícil acesso’, que no caso de Anhanduí, atinge 60% do vencimento base dos profissionais. Conforme explicou a assessoria de imprensa, o decreto que regulamenta o benefício foi publicado na terça-feira (11).

Conteúdos relacionados

lama