Fóruns de MS usam videoconferência e evitam prescrição de crimes

Sistema foi instalado em todos os fóruns do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Sistema foi instalado em todos os fóruns do Estado

Todos os fóruns de Mato Grosso do Sul estão aptos a utilizarem o recurso de videoconferência. De acordo com o site do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) a tecnologia já vinha sendo amplamente utilizada pelas varas cíveis e criminais do estado. O uso da ferramenta garante que ações penais não sejam prescritas.

Atualmente, existe conexão entre comarcas e 15 unidades prisionais no Estado. O juiz Giuliano Máximo Martins, da Vara Criminal da comarca de Aquidauana, confirma a agilização dos processos explicando que a utilização da videoconferência na oitiva de réus e testemunhas garante celeridade processual e economia para os cofres públicos.

“A utilização desta tecnologia tem sido muito positiva e, por isso, usamos muito essa forma de trabalho, que tem previsão no Código de Processo Penal e garante o princípio da integridade física do juiz”, afirma.

A Vara Criminal de Aquidauana agendou para este ano 146 videoconferências com outras comarcas e 71 com presídios da comarca e de outras pelo Estado. “Este serviço diminuiu muito, por exemplo, o tempo para se ouvir uma testemunha. Antes mandávamos uma carta precatória e, em algumas ocasiões, corria o risco de prescrever o crime. Assim, temos um impacto grande para garantir que não haja prescrição do delito”, garante o juiz.

Fóruns de MS usam videoconferência e evitam prescrição de crimes

A videoconferência é utilizada em caso cíveis e criminais, inclusive em casos do Tribunal do Júri. A tecnologia também pode ser utilizada entre Tribunais de outras unidades da Federação e com outros países, desde que haja compatibilidade tecnológica e legal.

Os agendamentos de recursos (salas) de videoconferência devem ser realizados unicamente via sistema, disponível no site do TJMS.

Conteúdos relacionados

lama