Com público alvo maior, vacinação contra gripe começa nesta segunda

As doses serão distribuídas somente nas unidades de saúde

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As doses serão distribuídas somente nas unidades de saúde

Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Saúde dará início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, em que serão vacinadas mais 750 mil pessoas que integram os grupos prioritários em Mato Grosso do Sul. A partir desta edição da campanha, professores das redes pública e privada passam a fazer parte do público-alvo. Cerca de 250 mil desses profissionais em todo o Estado poderão se vacinar contra a gripe. 

Idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas continuam como público-alvo da vacinação. Na Capital, as doses serão distribuídas somente nas unidades de saúde, uma estratégia para evitar o sumiço de vacinas – como ocorreu no ano passado. 

A vacinação terá início no dia 17 para profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 2 anos. A segunda etapa começa no dia 24 e serão imunizadas gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menores de 5 anos. Já no dia 2 de maio a Campanha será aberta para os demais grupos. O Dia D de vacinação será em 13 de maio.

O objetivo do ministério é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal.

Cuidados podem evitar transmissão do vírus

Além de buscar a imunização, o Ministério da Saúde recomenda à população que adote cuidados simples para evitar a transmissão do vírus. As principais orientações são: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes bem ventilados e evitar a permanência em locais com aglomeração.

Conteúdos relacionados

cão gato adoção
Cidade do Natal em Campo Grande
leilão