Dados são dos boletins epidemiológicos desta quarta-feira

Os números apresentados nos boletins epidemiológicos da SES (Secretaria Estadual de Saúde) não estão compatíveis com os repassados pela Prefeitura de para notificações de em 2016. Enquanto a Capital fala em 3,1 mil notificações, o Estado registrou apenas metade disso, algo em torno de 1,5 mil casos suspeitos.

Segundo os dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), só em fevereiro foram registrados 1,678 casos suspeitos em Campo Grande. O número em si já é maior do que o total apresentado pela SES para o ano todo (1.567). Em março foram 560 notificações segundo a Sesau.

Já o número de confirmações do Estado é maior do que o da Capital. São 70 contra 60. A reportagem do Jornal Midiamax tentou contato com a SES para entender o porque da disparidade, mas não recebeu resposta até o fechamento dessa matéria.

Gestantes

A SES também confirmou que 69 gestantes de Mato Grosso do Sul contraíram o vírus do zika em 2016. Outras 335 estão sendo monitoradas com suspeita da doença. Dos casos confirmados, 54 são em Campo Grande, cinco em Paranaíba e quatro em Anastácio. Aquidauana, Caarapó, Corumbá, Dourados, Rio Verde e São Gabriel do Oeste registraram um caso cada.

O boletim da Sesau confirmou 55 gestantes infectadas em 2016 e 10 em 2015. Pelo menos 331 estão em observação com suspeita da doença, segundo o Executivo Municipal.

Os registros de dengue estão compatíveis. São 21.482 segundo o Estado e 21.484 segundo a Prefeitura. Em MS as notificações ultrapassam 42 mil.