Celebração terminou após procissão

A Missa de Corpus Christi, cerimônia na qual a comunidade católica celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e o sangue de Jesus Cristo, contou com caravanas de diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul e reuniu mais de 15 mil fiéis na tarde desta quinta-feira (26), no cruzamento da Avenida Mato Grosso, na região central em Campo Grande.

A celebração que se divide entre pregação, louvores e mensagens, já proferidas em outras ocasiões pelo Papa Francisco, tem como um dos destaques principais a importância da família.

O número de fiéis foi divulgado pela assessoria de comunicação da Arquidiocese de Campo Grande. Ainda de acordo com as informações, 45 paróquias estão presentes, destas sete de regiões rurais da Capital. Além disso, caravanas de Anhanduí, Bandeirantes, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos vieram para a Capital para participarem da celebração que começou a ser preparada há três meses.

 

 

Durante a celebração 1.200 ministros de Eucaristia devem servir a Santa Eucaristia, que para os fiéis representa a presença do corpo e do sangue de Jesus Cristo. Além deles, também participam da missa 70 padres, 50 seminaristas e 30 freiras e madres.

Madre Mariana de Nossa Senhora das Dores, de 61 anos, ressalta a importância da celebração. “É uma data especial para o cristianismo porque lembra e celebra o preciosíssimo sangue e corpo do nosso Senhor Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento que é o cume da religiosidade. É uma data que deve ser comemorada e revivida a cada dia no coração dos batizados. É o alimento único e essencial da nossa alma”, frisa.

Fiéis cantaram louvores durante a missa - Foto: Aline Machado/Midiamax

Católica desde criança, a aposentada Henriqueta Queiroz, de 77 anos, saiu de Corumbá para participar da celebração. “Isso significa tudo. É a expressão da minha fé. Desde criança sigo a procissão”, declara.

O significado não é diferente para a professora Aparecida dos Santos, de 47 anos, também moradora de Corumbá. “Essa celebração traz tranquilidade, paz de espírito. É a renovação da minha eucaristia e ver esses jovens reunidos mostra a união do povo católico”, observa.

Jovens também estiveram presentes na missa - Foto: Aline Machado/Midiamax

Na madrugada de hoje, por volta das 4h30, os fiéis começaram a se reunirem na Rua 14 de Julho para confeccionar o tapete de Corpus Christi. Ao todo, três mil pessoas participaram da montagem.

A Missa começou às 15 horas. Às 17h30 os fiéis seguem em procissão pela Rua 14 de julho, onde foi montado o tapete de Corpus Christi, até a Avenida Fernando Corrêa da Costa onde o evento será encerrado às 19 horas.

Assista ao VÍDEO.