UFGD tem reitoria ocupada por estudantes
Grupo protesta contra medidas do Governo Federal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grupo protesta contra medidas do Governo Federal
A reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Dourados, distante 228 quilômetros de Campo Grande, foi ocupada por estudantes na noite de quarta-feira (9). O grupo alega que esse é um “ato de resistência contra a PEC 55 e a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio”, de caráter apartidário, pacífico e cuja bandeira é “a defesa da educação pública, gratuita, popular e de qualidade”.
Essa ocupação foi definida ontem, durante assembleia no auditório da unidade 1. Numa página no Facebook denominada “Ocupa UFGD”, o grupo informa que 240 estudantes participaram do encontro para deliberação desse ato.
“Ressaltamos que a unidade 1 da UFGD estará completamente fechada para qualquer atividade até uma segunda decisão dos estudantes da ocupação, que deve acorrer através de assembleias de deliberação sobre as atividades que serão ou não mantidas em funcionamento”, explicam os manifestantes na página indicada como canal exclusivo de informações.
Além de ser um protesto contra a PEC 55 (Proposta de Emenda à Constituição), que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, a ocupação da reitoria da UFGD é, segundo os universitários que a encampam, “uma reivindicação local que é o esclarecimento dos cortes de orçamento anunciados na universidade e participação da comunidade acadêmica na discussão/decisão da aplicação dos cortes”.
No dia 21 de outubro a reitoria da UFGD já havia sido ocupada por estudantes. Na ocasião, acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) protestavam por respostas sobre o Vestibular 2016 do curso, que até então não tinha nenhuma divulgação de datas ou confirmação de realização. À ocasião, o presidente Michel Temer (PMDB) também foi alvo das críticas, pelos mesmos motivos de agora: PEC 55 (naquele período tramitava como PEC 241 na Câmara dos Deputados) e reforma do Ensino Médio.
Nas redes sociais, grupos contrários à ocupação da reitoria queixam-se por eventuais prejuízos ao calendário acadêmico. O reitor em exercício, Márcio Eduardo de Barros, deverá divulgar uma nota oficial ainda nesta manhã.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
[ BASTIDORES ] Prefeito se livra de ação civil no interior de MS
Candidato da base segue indefinido na Câmara de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.