Uems de Glória de Dourados terá curso de Agronomia

Universidade abrirá turma especial de 50 alunos 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Universidade abrirá turma especial de 50 alunos 

O curso de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, foi aprovado e será implantado na Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Glória de Dourados – cidade a 220 quilômetros de Campo Grande. A universidade abrirá turma especial de 50 alunos através de convênio com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Trata-se de um curso diferenciado que enfatiza práticas agroecológicas.

Os recursos para custeio do curso serão liberados através do Pronera (Plano Nacional de Educação na Reforma Agrária). O Gerente da unidade da Uems de Glória de Dourados, professor Walteir Betoni, informou que poderão concorrer as 50 vagas apenas os pequenos produtores rurais – ou familiares dos mesmos, assentados pela reforma agrária do Incra ou cadastrados no Crédito Fundiário.

A previsão para o início das aulas é para agosto deste ano de 2016 ou fevereiro do ano que vem, dependendo da tramitação e, principalmente, da assinatura oficial de Convênio com o Incra/Pronera.

Participante do processo, o deputado João Grandão (PT) comemorou o avanço de mais esta etapa em direção à implantação temporária do curso de Agronomia da Uems. “A partir do momento em que uma parte dos pequenos produtores rurais de Mato Grosso do Sul passam a ter a oportunidade de ter acesso às mais avançadas técnicas de plantio, a produção agroecológica em nosso Estado passa a se desenvolver. Por isso, parabenizo o conjunto dos trabalhadores rurais pela importante vitória na área educacional. Todos nós estamos muito contentes com a notícia da aprovação deste curso, pois teremos mais um instrumento educacional para o fortalecimento da agroecologia no Mato Grosso do Sul”, declarou o deputado estadual.

Betoni recordou todo o processo até a aprovação do curso e enfatizou apoio dado durante este tempo pelo parlamentar. “O suporte dado pelo deputado João Grandão foi importante em todo o processo desde o tempo em que ele era delegado estadual do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), participando das audiências e ajudando nas articulações necessárias”, disse o coordenador da unidade de Glória de Dourados, Walteir Betoni.

Conteúdos relacionados

lama