Representantes indígenas seguem para área de confronto em Caarapó

Grupos devem chegar à região no fim desta manhã

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Grupos devem chegar à região no fim desta manhã

Representantes indígenas da Articulação do Povo Indígena do Brasil, do Conselho Continental de Tribo Guarani e do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena), seguem nesta quarta-feira (15) para a área de confronto em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande.

A informação foi repassada ao Jornal Midiamax, por Otoniel Gabriel, irmão de Oziel Gabriel, morto em maio de 2013 em um confronto ocorrido na reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia. 

Segundo ele, representantes indígenas estão se organizando e devem chegar ao local até o fim desta manhã. “O primeiro passo é chegar lá e saber o que está de fato acontecendo. Não temos muitas informações nova a respeito da situação. Sabemos apenas que o clima é de muita tensão. A comunidade indígena e os produtores estão bem agitados”, afirma.

Confronto –

O confronto começou no último domingo (12) quando indígenas da etnia Guarani-Kaiowá  ocuparam a Fazenda Yvu, que segundo a comunidade, faz parte do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.

Confronto entre índios e fazendeiros em Caarapó terminou com a morte do indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos. Cinco indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, também ficaram feridos na tarde da terça-feira (14), no entanto, passam bem e não correm risco de morte.

Três policiais militares ficaram feridos. Eles foram até o local para ajudar os bombeiros no socorro às vítimas. Segundo a Polícia Militar, os agentes teriam sido espancados e feitos de reféns pelos índios. A viatura deles ficou retida na área.

Na manhã de hoje, produtores rurais vizinhos da área de confronto acusaram os índios de terem colocado fogo em um canavial na Fazenda Novilho. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax, ainda não conseguiu contato com lideranças indígenas que participam de negociação com a polícia.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados