Representantes indígenas seguem para área de confronto em Caarapó
Grupos devem chegar à região no fim desta manhã
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grupos devem chegar à região no fim desta manhã
Representantes indígenas da Articulação do Povo Indígena do Brasil, do Conselho Continental de Tribo Guarani e do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena), seguem nesta quarta-feira (15) para a área de confronto em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande.
A informação foi repassada ao Jornal Midiamax, por Otoniel Gabriel, irmão de Oziel Gabriel, morto em maio de 2013 em um confronto ocorrido na reintegração de posse da Fazenda Buriti, em Sidrolândia.
Segundo ele, representantes indígenas estão se organizando e devem chegar ao local até o fim desta manhã. “O primeiro passo é chegar lá e saber o que está de fato acontecendo. Não temos muitas informações nova a respeito da situação. Sabemos apenas que o clima é de muita tensão. A comunidade indígena e os produtores estão bem agitados”, afirma.
Confronto –
O confronto começou no último domingo (12) quando indígenas da etnia Guarani-Kaiowá ocuparam a Fazenda Yvu, que segundo a comunidade, faz parte do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.
Confronto entre índios e fazendeiros em Caarapó terminou com a morte do indígena Cloudione Rodrigues Souza, de 26 anos. Cinco indígenas da etnia Guarani-Kaiowá, também ficaram feridos na tarde da terça-feira (14), no entanto, passam bem e não correm risco de morte.
Três policiais militares ficaram feridos. Eles foram até o local para ajudar os bombeiros no socorro às vítimas. Segundo a Polícia Militar, os agentes teriam sido espancados e feitos de reféns pelos índios. A viatura deles ficou retida na área.
Na manhã de hoje, produtores rurais vizinhos da área de confronto acusaram os índios de terem colocado fogo em um canavial na Fazenda Novilho. A equipe de reportagem do Jornal Midiamax, ainda não conseguiu contato com lideranças indígenas que participam de negociação com a polícia.
Notícias mais lidas agora
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar volta subir e renova pico histórico com exterior e fiscal no radar
Dólar à vista fechou em alta de 1,02%
Autorizado concurso público com até 192 vagas para cargos administrativos da Polícia Federal
Organizadora do concurso é a própria Polícia Federal, que tem seis meses para publicação do edital
Prefeitura sanciona prorrogação do Refis até 20 de dezembro
Nesta lista entram tributos como IPTU, ITBI e ISS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.