‘Pixuleco’ ganha condução coercitiva de seguranças em shopping da Capital

Clientes trataram com bom humor a movimentação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Clientes trataram com bom humor a movimentação

Sempre bem acolhido por apoiadores dos movimentos contrários ao Partido dos Trabalhadores (PT), o boneco ‘Pixuleco’ não teve o mesmo tratamento dos seguranças do Shopping Norte Sul, em Campo Grande. Durante manifestação no último sábado (6), ele foi obrigado a deixar o local.

Acompanhado de outros manifestantes, ‘Pixuleco’, que simboliza o ex-presidente Lula, caminhava pelo shopping, divulgando a manifestação marcada para o próximo dia 13 de março. Populares declaravam apoio à sua presença, mas ainda assim, ele foi levado até a saída pelos seguranças.

Após sua retirada, foi acolhido por pessoas que trataram com bom humor todo ocorrido. “Nem o shopping quer o Lula”, “ele foi conduzido coercitivamente pela segurança”, ironizaram. Nos vídeos divulgados, toda ação ocorreu de forma pacífica.

Conforme a assessoria de imprensa do shopping informou, o Norte Sul é um local privado e de acesso público, que possui regras condominiais que proíbem manifestações político ou religiosa, a fim de respeitar as múltiplas opiniões particulares de todos os nossos clientes e colaboradores. “Toda e qualquer ação realizada em corredores, praças ou estacionamento precisa ter previamente autorização da administradora e síndica do shopping”, disse em nota.

A assessoria ressaltou ainda que a manifestação foi um ato espontâneo e sem conhecimento da administradora. “Todos manifestantes saíram logo do shopping acompanhados pela nossa equipe de segurança”.

Pixuleco

Pixuleco é uma gíria na língua portuguesa, utilizada como sinônimo de “propina”, “dinheiro sujo” ou mesmo “dinheiro roubado”. Este termo ganhou destaque nacional após ser utilizado pelo ex-tesoureiro do PT (Partido dos Trabalhadores) João Vaccari Neto, quando se referiu às propinas que eram arrecadadas das empresas pela Petrobras. Estas declarações foram feitas durante as investigações da Operação Lava Jato, a maior investigação de corrupção da história do Brasil pela Polícia Federal.

A partir deste episódio, a Polícia Federal batizou a 17ª fase da Operação Lava Jato de “Operação Pixuleco”. Em manifestações e protestos contra o governo do Partido dos Trabalhadores, “Pixuleco” foi adotado como nome de um boneco inflável que representa o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com uma roupa de presidiário.

Este boneco é uma crítica ao governo PT e ao ex-presidente que, de acordo com os seus opositores, seria um dos principais envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras.

Veja o vídeo AQUI

 

 

Conteúdos relacionados

lama