Piora estado e índio ferido durante conflito passa por cirurgia
Um índio teve alta e três permanecem em observação
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um índio teve alta e três permanecem em observação
O índio guarani-kaiowá Jesus de Souza, 29, um dos sobreviventes do conflito com fazendeiros após retomada de terras em Caarapó, teve uma piora súbita em seu estado de saúde na manhã deste domingo (19). Ele está internado no Hospital Vida, em Dourados, a 229 km de Campo Grande, e passou por nova cirurgia após constatada infecção nos ferimentos, na região abdominal.
De acordo com o enfermeiro e superintendente do hospital, Genilvaldo Dias da Silva, Jesus precisou passar por uma “reabordagem cirúrgica” no abdômen, uma vez que seus ferimentos proporcionaram vazamento da alça intestinal, o que ocasionou contato com fezes. “O risco de infecção já era grande, por mais que se faça a assepsia da região”, explica. Jesus permanece no hospital, porém, no setor semi-crítico.
Ainda segundo Genivaldo, dos cinco índios internados, Libesio Marques Daniel, 43, já recebeu alta. Catalina Rodrigues, Valdívio Garcia e Norivaldo Mendes permanecem estáveis, mas, internados, em observação.
Área de tensão
De acordo com agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), não houve novos confrontos nas áreas de retomada, que segue tranquila. Os índios, no entanto, relatam, clima de tensão e denunciam a retirada de equipes que garantiam a segurança na localidade. Porém, o titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), José Carlos Barbosa, afirma que tropas da Força Nacional e da Polícia Militar permanecem em Caarapó.
Na última sexta-feira (17), uma reunião entre membros do Sindicato Rural de Caarapó e o secretário discutiu sobre o processo de desocupação da retomada, que contou com a presença do procurador da República Marco Antonio Delfino. “A reunião girou em torno disso, e o procurador ficou de articular uma conversa com as lideranças indígenas”, afirmou Barbosa.
De acordo com o presidente interino do Sindicato Rural, Carlos Eduardo Marques, o objetivo do diálogo é que as terras de pequenos produtores sejam liberadas e que a retomada continua nas fazendas Yvu e Novilho, nas imediações da aldeia, em Caarapó.
A reportagem procurou lideranças indígenas envolvidas na retomada do território Tey’i Juçu – ao lado da aldeia Tey Kue, onde está a fazenda Yvu – que afirmara que, de fato, a proposta de desocupação chegou até eles. “Ainda não existe nenhum acordo, isso ainda vai ser analisado por nós”, afirmaram.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
- Idoso morre após se engasgar com pedaço de carne no Centenário em Campo Grande
- Fotógrafo fez vítima olhar fotos com ‘reações’ a abuso sexual em estúdio de Campo Grande
- ‘Destruiu minha família’, diz filha de Belquis, morta há um ano em acidente no Centro de Campo Grande
Últimas Notícias
Bombeiros e cães terapêuticos visitam HU
Também estava presente um carrinho elétrico de bombeiro e o Homem-Aranha
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Sorteio será realizado às 19 horas (horário de MS) no Espaço da Sorte, em São Paulo-SP
Campo-grandense Luiz Aquino conquista ouro na Copa do Mundo de Taekwondo por Equipes
Atleta segue em alta ao nível nacional e sonha com a vaga olímpica nas Olimpíadas de 2028
PRF tem autorização para convocar quase 500 excedentes de concurso realizado em 2021
Nomeações dependem de disponibilidade de vaga e declaração do ordenador de despesas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.