Na sua região está chovendo? Veja como fica a previsão do tempo

Inmet emite estado de alerta em várias regiões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Inmet emite estado de alerta em várias regiões

Neste domingo (31), o céu amanheceu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no centro-norte, oste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde deve chover ainda mais forte. Nas demais áreas o dia fica nublado a parcialmente nublado e também deve chover. Os termômetros devem registrar mínima de 20 ºC e máxima de 34 ºC.

O Alert-AS (Centro Virtual para Aviso de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul), do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso de alerta sobre a possibilidade de chuvas intensas em 63 municípios do Estado.

Segundo o Alert-As, há riscos de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas. Em Campo Grande o dia amanhece parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas. À tarde deve chover forte em pontos isolados. A temperatura varia entre 21 ºC e 29 ºC. No município de Dourados, no sul do Estado, onde as chuvas serão mais intensas, deve chover em todos os períodos do dia e os termômetros registram entre 20 ºC e 28 ºC. 

Na região do Bolsão, em Três Lagoas, o céu amanhece parcialmente nublado, com sol entre nuvens. A previsão mostra possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima é de R$ 22 ºC e a máxima de 34ºC. O mesmo está previsto para o município de Rio Verde de Mato Grosso, na região norte, onde também foi decretado situação de emergência.

Em Corumbá, na região do Pantanal, o dia amanhece parcialmente nublado com previsão de pancadas de chuva e trovoadas em todos os períodos. Os termômetros devem registrar mínima de 24 ºC e máxima de 29 ºC. Confira AQUI as áreas de alerta.

Situação de emergência –

Até a manhã da última sexta-feira (29), 33 municípios do Estado estão em situação de emergência por conta das chuvas constantes. São eles: Amambai, Aquidauana, Aral Moreira,  Bela Vista, Batayporã, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi,  Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Caarapã, Miranda, Mundo Novo,  Naviraí, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Rio Verde do Mato Grosso, Sete Quedas, Tacurú, Taquarussu e Vicentina.

Conforme decreto assinado na quinta-feira (28) e publicado no dia seguinte, no diário Oficial do Estado, os municípios de  Caracol, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Ivinhema, Jardim, Nioaque e Taquarussu   terão a possibilidade de receber reconhecimento do Governo Federal para a solicitação de recursos.

Por outro lado,  Aquidauana, Batayporã, Fátima do Sul, Jateí, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso e Vicentina, não terão pedido de reconhecimento federal, ficando apenas a nível estadual.

O coordenador-adjunto da Defesa Civil do Estado, tenente-coronel Adriano Rampazo, explica que neste caso as cidades não atingiram os índices necessários para solicitar o reconhecimento federal. “Esses índices são relacionados aos danos e prejuízos causados pelo desastre”. No entanto, o coronel salienta que Jateí e Vicentina poderão ainda alcançar os índices, mas os levantamentos ainda continuam sendo feitos.

Todas as cidades que estão em situação de emergência no Estado foram incluídas nos decretos estaduais, com exceção de Campo Grande, que também foi afetada pelas fortes chuvas.

Conteúdos relacionados

lama