Com intestino ‘parado’, idoso aguarda em UPA por vaga em hospital

Ele tem Parkinson e Alzheimer

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele tem Parkinson e Alzheimer

Com alzheimer e doença de Parkinson, José Fernandes Barbosa, de 89 anos, vive um dilema à espera por uma vaga em um hospital especializado, em Campo Grande. Com a frequência cardíaca abaixo do necessário e com o intestino paralisado, o idoso está estabilizado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Coronel Antonino, sem previsão de transferência.

Luiz Antonio, que é um dos filhos do idoso disse ao Jornal Midiamax, que o pai chegou a passar por uma consulta particular antes de ser encaminhado à UPA. No atendimento, foram informados de uma nova perda do cérebro em razão das doenças crônicas degenerativas e progressivas do que debilitam o idoso.

Conforme o familiar, José Fernandes está com bradicardia – retardamento do ritmo cardíaco abaixo de uma frequência de 60 batimentos por minuto -, e com o intestino paralisado. A preocupação é que o idoso possui gastrostomia e não pode parar de ser alimentado.

A família teme pela vida do idoso, depois da morte recente de Libertino Luiz de Moura, de 79 anos, no último domingo (25), que esperava por atendimento.

O Jornal Midiamax indagou a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Grande, sobre a classificação e buscas por vagas em hospitais da Capital, que informou que a vaga é solicitada aos hospitais públicos, bem como aqueles conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir do momento que o profissional médico indica a transferência.

Ainda conforme a assessoria, assim que disponibilizada a vaga, o paciente é encaminhado. No entanto, a disponibilização dessa vaga é de responsabilidade da rede hospitalar. 

Até o surgimento da vaga, a Prefeitura é responsável por manter o paciente estabilizado na Unidade, com atendimento similar ao que ele teria em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – acompanhamento permanente de profissional médico, enfermagem e técnicos – e fazendo uso dos equipamentos. 

Conteúdos relacionados

lama