Acusados alegam inocência

As eleições para conselheiro tutelar de , 326 quilômetros de Campo Grande, que acontece neste domingo (6), estão mexendo com as estruturas dos concorrentes. Dos 13 aprovados na prova teórica, pré-requisito para concorrer a eleição, quatro já atuam no órgão, e protagonizam uma denúncia feita ao MPE (Ministério Público Estadual), pela comissão de denúncia das eleições, com auxilio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), onde eles seriam acusados de pedir votos durante o expediente de trabalho.

 

 

Um vídeo, gravado por uma servidora da secretaria de Saúde da cidade, mostra três, dos quatro conselheiros, entregando santinhos no local. O problema, segundo a denúncia, e que eles estariam em horário de expediente, e usando um veículo oficial, além de estarem realizando campanha coletiva, o que vai contra o edital do concurso. 

Já a coordenadora do Conselho Tutelar, Nikely Alves Costa, que aparece nas gravações, junto com Othon Augusto Pinheiro , e Cleonice Pereira Vieira, confirmou que foi a secretaria fazer campanha junto com os colegas, mas destacou que todos estavam de folga naquele dia, e que as câmeras de segurança do prédio podem provar que eles foram em um carro pessoal, de posse da coordenadora. “Nós temos quatro folgas no mês, durante a semana, de acordo com a nossa lei municipal, e nós já tínhamos nos programado na semana anterior, porque nós temos que ficar com dois conselheiros na sede, e isso a gente tem”, argumentou, ao reforçar que a escala de serviços também é lacrada em ata, e pode ser usada como prova, caso seja acionada pela Justiça. A coordenadora ficou de mandar umc cópia da escala para ser anexada a matéria, mas até o momento o documento ainda não foi disponibilizado.

Sobre estar fazendo campanha coletiva, ela explicou que o edital diz apenas que os candidatos não podem pedir votos a ninguém, mas podem sair com os outros candidatos para fazer campanha.” “Isso foi lavrado em ata, em uma reunião com a presença do presidente, e inclusive, tem vários outros candidatos, apoiados por ele, que estão fazendo campanha junto”.

O MPE foi procurado pela reportagem, mas ainda não se manifestou. A eleição acontece neste domingo (6), na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Matéria editada às 1843 para acréscimo de informações)