VÍDEO: campanha para conselheiro tutelar vira alvo de denúncias ao MPE

Acusados alegam inocência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Acusados alegam inocência

As eleições para conselheiro tutelar de Bela Vista, 326 quilômetros de Campo Grande, que acontece neste domingo (6), estão mexendo com as estruturas dos concorrentes. Dos 13 aprovados na prova teórica, pré-requisito para concorrer a eleição, quatro já atuam no órgão, e protagonizam uma denúncia feita ao MPE (Ministério Público Estadual), pela comissão de denúncia das eleições, com auxilio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), onde eles seriam acusados de pedir votos durante o expediente de trabalho.

 

 

Um vídeo, gravado por uma servidora da secretaria de Saúde da cidade, mostra três, dos quatro conselheiros, entregando santinhos no local. O problema, segundo a denúncia, e que eles estariam em horário de expediente, e usando um veículo oficial, além de estarem realizando campanha coletiva, o que vai contra o edital do concurso. 

Já a coordenadora do Conselho Tutelar, Nikely Alves Costa, que aparece nas gravações, junto com Othon Augusto Pinheiro , e Cleonice Pereira Vieira, confirmou que foi a secretaria fazer campanha junto com os colegas, mas destacou que todos estavam de folga naquele dia, e que as câmeras de segurança do prédio podem provar que eles foram em um carro pessoal, de posse da coordenadora. “Nós temos quatro folgas no mês, durante a semana, de acordo com a nossa lei municipal, e nós já tínhamos nos programado na semana anterior, porque nós temos que ficar com dois conselheiros na sede, e isso a gente tem”, argumentou, ao reforçar que a escala de serviços também é lacrada em ata, e pode ser usada como prova, caso seja acionada pela Justiça. A coordenadora ficou de mandar umc cópia da escala para ser anexada a matéria, mas até o momento o documento ainda não foi disponibilizado.

Sobre estar fazendo campanha coletiva, ela explicou que o edital diz apenas que os candidatos não podem pedir votos a ninguém, mas podem sair com os outros candidatos para fazer campanha.” “Isso foi lavrado em ata, em uma reunião com a presença do presidente, e inclusive, tem vários outros candidatos, apoiados por ele, que estão fazendo campanha junto”.

O MPE foi procurado pela reportagem, mas ainda não se manifestou. A eleição acontece neste domingo (6), na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Matéria editada às 1843 para acréscimo de informações)

Conteúdos relacionados

lama