Semed admite deficit mais de 10 mil vagas nos Ceinfs da Capital

Ao todo, 10.972 crianças estão à espera de vaga

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ao todo, 10.972 crianças estão à espera de vaga

A coordenadora da Educação Infantil da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Daniela Kanits, disse durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite dessa terça-feira (18), que faltam mais de 10 mil vagas nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) da Capital.

Segundo os dados apresentados à Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos, o Município conta com 85 escolas urbanas, 100 Ceinfs, 4 escolas rurais, 185 instituições têm educação infantil.

Segundo os dados apresentados, os Ceinfs da Capital atendem a 14.098 crianças, no entanto, são necessárias mais 10.972 vagas para suprir a demanda. A coordenadora de Educação Infantil da Semed, destaca que atualmente 13 obras estão paralisadas por conta da diminuição de recursos do governo federal.

“Não tem como continuar sem aditivo. Precisa-se fazer com que o governo federal volte a fazer os repasses sem essa diminuição, para fazer aditivo e as empresas terminarem as obras”, justifica.

A coordenadora destaca que quatro aguardam para que as empreiteiras contratadas deem continuidade ao serviço. “Não é responsabilidade da Prefeitura. A empresa precisa regularizar suas questões internas para continuar”, defende.

Conforme as informações, outras nove obras que deveriam ser tocadas pela empresa Casa Alta foram interrompidas depois de alegar à Justiça que não tinha condições de dar continuidade ao trabalho. A Prefeitura deve fazer uma nova licitação para que o serviço seja retomado, no entanto, a coordenadora explica que é necessário esperar a liberação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Presente na audiência pública, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Zaíra Fátima Lopes Chaves, ressalta as condições estruturais dos Ceinfs. “Alguns Ceinfs continuam com a estrutura ruim. A construção desses Ceinfs parados iria reduzir o número de crianças por sala. Queremos que todas as crianças estejam no Ceinf sim, mas estejam para serem cuidadas e educadas”, pontua.

Dados da Semed mostram ainda que atualmente o quadro de funcionários conta com 1.051 profissionais entre professores, pedagogos, professores de arte e professores de educação física; 2.867 administrativos e 1.931 recreadores da Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

No próximo dia 27, um dia após o aniversário dos 116 anos de Campo Grande, a Prefeitura deve inaugurar o Ceinf Jardim Moema.

Conteúdos relacionados

lama