Ventilação manual é aplicada há mais de 20 horas

Uma paciente de 81 anos está há mais de 20 horas respirando com apoio de ventilação manual feita por profissionais de enfermagem. A idosa começou a apresentar dificuldade respiratória nessa segunda-feira (25) e foi levada para o CRS (Centro Regional de Saúde) Guanandy, onde não há respirador mecânico, aparelho responsável por levar .

Segundo um leitor do Jornal Midiamax, que preferiu não se identificar, a situação da paciente se agravou por volta das 14 horas e desde então, técnicos de enfermagem e enfermeiros precisam se revezar para manter a paciente respirando. “Ela está só com a ventilação manual, um balão que precisa ser pressionado o tempo todo e ainda assim não é suficiente. Ela precisa ser transferida o quanto antes”, afirma.

Conforme os relatos, não havia vagas para que a idosa fosse transferida. “Não tem vagas e assim como ela há muitos outros esperando também. A situação da saúde está precária”, ressalta.

A assessoria de comunicação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), admite o problema e afirma que a paciente continua recebendo atendimento com respirador manual e aguarda ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para que seja encaminhada para a (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, onde há respirador mecânico, até que abra uma vaga na área vermelha da rede hospitalar.

Conforme a assessoria de comunicação, o chefe da Sesau, Jamal Salem, autorizou a compra de vagas em hospitais particulares, mas não há disponibilidade na rede privada.  Quanto aos mecânicos a expectativa é que nesta terça-feira (26) a Secretaria receba outros três aparelhos.

UPA Universitária

Ontem o Jornal Midiamax publicou o caso do paciente Nivaldo Fernandes, que no último sábado (23) foi levado para a UPA Universitária, onde também é mantido por respiração manual.

Funcionários da unidade disseram que os respiradores mecânicos da unidade estão estragados há mais de seis meses. Ainda conforme relatos, dois pacientes conseguiram remoção para o HU (Hospital Universitário), e outros quatro estão na unidade de saúde há uma semana à espera de vaga.

Também existem informações de que outros pacientes estejam na mesma situação no CRS Nova Bahia. Nesta segunda-feira (25), o secretário de Saúde afirmou que uma licitação para compra de novos aparelhos está em andamento, mas que o procedimento demora por conta da burocracia.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax

O leitor enviou as informações ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.