Primavera pode ser a mais quente dos últimos anos e ter chuvas fortes
El Niño ‘Bruce Lee’ vai afetar o clima em MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
El Niño ‘Bruce Lee’ vai afetar o clima em MS
A primavera do Hemisfério Sul começou nesta quarta-feira (23) às 4h20 (horário de MS), e promete ser de muito calor por conta da influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Já conhecido dos boletins meteorológicos, o fenômeno neste ano está mais forte ainda e ganhou dos meteorologistas o apelido de Bruce Lee, por ser um dos mais intensos da história.
De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Filho, da estação meteorológica Uniderp – Anhanguera, nesta primavera as temperaturas ficam elevadas no Estado, algumas acima dos 40 °C e as pancadas de chuvas podem ser as mais fortes dos últimos anos no centro-sul do Estado, com possibilidade de enchentes, inundações e transbordamentos nas bacias das regiões em Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica e no extremo sul entre Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi, Naviraí e também em Campo Grande.
A primavera indica o início na mudança do regime de chuvas e temperaturas no Estado, com a transição entre a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão). Nas regiões norte e nordeste há previsão de chuva abaixo da média.
No extremo sul de Mato Grosso do Sul, a probabilidade indica chuva dentro da faixa normal. Na região norte e nordeste, as chuvas iniciam-se em outubro e seguem no início de novembro, com pancadas de chuva e trovoadas. Neste ano podem ser mais fortes nos fins de tarde e a noite.
Na região oeste, as chuvas devem ficar dentro da média histórica principalmente Miranda, Corumbá, Ladário, Nhumirim e Bodoquena. A regularidade da chuva não deverá ser marcante. Serão dias com pancada de chuva intercalados com períodos fracos de estiagem que podem ocorrer principalmente em novembro.
A temperatura deve ficar acima da média, tanto a mínima, ficando até dois graus acima, quanto a máxima ficando até cinco graus acima. As temperaturas devem ficar muito acima dos valores de anos anteriores nas regiões norte e oeste e na região central.
Campo Grande, Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Coxim e Sonora, Alcinópolis, Cassilândia e Pedro Gomes, podem apresentar temperaturas entre 35 °C e 42 °C em outubro e novembro, caracterizando os meses mais quentes do ano e provavelmente na década, no Estado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.