Primavera pode ser a mais quente dos últimos anos e ter chuvas fortes

El Niño ‘Bruce Lee’ vai afetar o clima em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

El Niño ‘Bruce Lee’ vai afetar o clima em MS

A primavera do Hemisfério Sul começou nesta quarta-feira (23) às 4h20 (horário de MS), e promete ser de muito calor por conta da influência do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. Já conhecido dos boletins meteorológicos, o fenômeno neste ano está mais forte ainda e ganhou dos meteorologistas o apelido de Bruce Lee, por ser um dos mais intensos da história.

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao Filho, da estação meteorológica Uniderp – Anhanguera, nesta primavera as temperaturas ficam elevadas no Estado, algumas acima dos 40 °C e as pancadas de chuvas podem ser as mais fortes dos últimos anos no centro-sul do Estado, com possibilidade de enchentes, inundações e transbordamentos nas bacias das regiões em Dourados, Rio Brilhante, Ivinhema, Angélica e no extremo sul entre Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi, Naviraí e também em Campo Grande.

A primavera indica o início na mudança do regime de chuvas e temperaturas no Estado, com a transição entre a estação seca (inverno) e a estação chuvosa (verão). Nas regiões norte e nordeste há previsão de chuva abaixo da média.

No extremo sul de Mato Grosso do Sul, a probabilidade indica chuva dentro da faixa normal. Na região norte e nordeste, as chuvas iniciam-se em outubro e seguem no início de novembro, com pancadas de chuva e trovoadas. Neste ano podem ser mais fortes nos fins de tarde e a noite.

Na região oeste, as chuvas devem ficar dentro da média histórica principalmente Miranda, Corumbá, Ladário, Nhumirim e Bodoquena. A regularidade da chuva não deverá ser marcante. Serão dias com pancada de chuva intercalados com períodos fracos de estiagem que podem ocorrer principalmente em novembro.

A temperatura deve ficar acima da média, tanto a mínima, ficando até dois graus acima, quanto a máxima ficando até cinco graus acima. As temperaturas devem ficar muito acima dos valores de anos anteriores nas regiões norte e oeste e na região central.

Campo Grande, Corumbá, Ladário, Três Lagoas, Coxim e Sonora, Alcinópolis, Cassilândia e Pedro Gomes, podem apresentar temperaturas entre 35 °C e 42 °C em outubro e  novembro, caracterizando os meses mais quentes do ano e provavelmente na década, no Estado.

Conteúdos relacionados

lama