Parceria entre TJMS e ACICG cria novo Centro Judiciário na Capital

 A unidade vai dar solução rápida a conflitos antes que eles se tornem ações judiciais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 A unidade vai dar solução rápida a conflitos antes que eles se tornem ações judiciais

A ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul assinam nesta quinta-feira (10), às 18h30, no Museu de Arte Contemporânea, o convênio de criação do novo Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). Esta será a quarta Cejusc em Campo Grande, mas a iniciativa é inédita no Estado, pois será a primeira vez que uma entidade representativa de classe sedia este tipo de núcleo.

Instalada dentro da ACICG – na Rua 15 de Novembro, 390 – a unidade vai oferecer atendimento gratuito e dar solução rápida a conflitos antes que eles se tornem ações judiciais. “Junto com o TJ vamos garantir à sociedade o acesso à Justiça, além de acelerar a solução de conflitos e litígios por meio de conciliação, diminuindo o número de processos na Justiça”, afirma o presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem (CBMAE/ACICG) Roberto Oshiro.

Após a assinatura do convênio, 20 profissionais da CBMAE/ACICG vão passar pelo curso de formação de conciliadores e mediadores judiciais conforme regulamentação do Conselho Nacional de Justiça.

Desde 2009, a Câmara também mantêm o convênio com o Pace (Posto Avançado Extraprocessual) com a mesma finalidade, ou seja, fazer a conciliação entre as partes em diversos tipos de conflitos. Até julho de 2015 foram quase 12 mil atendimentos e mais de 10 mil audiências de conciliação realizadas.

Conteúdos relacionados

lama