Moradores comemoram oportunidade de realizar cirurgia
Caravana da Saúde está em Coxim e oferece cirurgia de catarata
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Caravana da Saúde está em Coxim e oferece cirurgia de catarata
Depois de esperar anos, os moradores de Coxim e região comemoram a oportunidade de fazer a cirurgia de catarata neste domingo (29). A Caravana da Saúde, programa do Governo do Estado, está no município oferecendo a cirurgia oftalmológica.
A coxinhense Maria Soares, de 84 anos, estava sem enxergar há um ano. “Só via vultos. E não tinha o que fazer”, conta. Agora ela fez cirurgia de catarata no olho esquerdo e voltará a enxergar bem. “A vinda da Caravana é uma benção”, comemora.
O paranaense Elias vieira de Andrade, 74 anos, mora em Coxim há mais de 30 anos. Há 15 ele espera pela cirurgia de catarata. “Ia fazer a cirurgia em Campo Grande, ia ter um gasto alto. É um milagre governamental”, diz, após a cirurgia no olho esquerdo.
A dona de casa Francinete Borges, de 47 anos, veio de Rio Verde para fazer a cirurgia de catarata. “Eu estava perdendo a visão aos poucos. Agora vou conseguir ver meus filhos novamente”, relata, emocionada.
Se Francinete não conseguia ver os filhos, Laudelina de Queiroz não conseguia ver os netos. “Só via vulto. Agora poderei revê-los”, conta, sorridente. Ela esperava há 8 anos pela cirurgia.
Seu Floriano Barbosa estava prestes a recorrer a médico particular para fazer a cirurgia. “Ia custar uns R$ 5 mil. Economizamos uma grande quantia”, ressalta seu filho, Antônio Pereira.
Alegria
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se emocionou com um caso particular dentre os que operados. O jovem Luiz Fernando da Silva, de 17 anos, esperava há 10 anos para fazer cirurgia ortopédica. Agora, o garoto poderá voltar a jogar futebol depois de longa espera.
A Caravana
Desde quinta-feira (26), os veículos da Caravana da Saúde estão em Coxim, com cerca de 20 médicos. O objetivo é atender os moradores dos municípios da região norte do Estado, como Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso. Até agora, cerca de 2 mil pessoas já agendaram consultas médicas e 100 já passaram por cirurgia.
Segundo o governo do Estado, o Programa Caravana da Saúde é uma iniciativa para diminuir numero das filas de atendimentos em saúde no Estado e reestruturar o sistema de saúde. Ao todo, serão 11 edições que passarão por todas as microrregiões do estado e que vai cobrir todos os 79 municípios. O objetivo é aumentar qualidade dos serviços de saúde e evitar que filas se formem nas regiões, mantendo a qualidade dos atendimentos nos municípios.
Entrega de equipamentos
O Hospital Regional de Coxim, Dr. Álvaro Fontoura Silva,recebeu os equipamentos hospitalares entregues pela Caravana da Saúde. De acordo com o diretor-presidente do hospital, Marcelo Arruda Ferreira, cerca de 12% dos pacientes do hospital, eram levados para a Capital. O Hospital realiza cerca de 100 cirurgias mensais e 2.500 atendimentos.
Com os novos aparelhos, a expectativa é de que o número de pacientes ‘exportados’ diminua. “Agora esse número deve reduzir, mas isso não deve acontecer do dia para a noite. É um primeiro passo”, pontuou o diretor. A caravana trouxe para o Hospital Regional os aparelhos de ultrassom, mamografia, videolaparoscopia, tomógrafo e raios-X.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.