Governo do Estado participa na Base Aérea das comemorações do Dia do Aviador

 Em homenagem ao primeiro voo feito 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Em homenagem ao primeiro voo feito 

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, participou nesta quinta-feira (22), na Base Aérea de Campo Grande, da cerimônia militar em comemoração ao Dia do Aviador.

Para celebrar os profissionais que, assim como Santos Dumont, considerado o pai da aviação, se arriscam nos céus para transportar passageiros ou mercadorias, a Base Aérea de Campo Grane realizou entregas do título Membro Honorário da Força Aérea Brasileira e título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande.

Entre os integrantes da segurança pública de Mato Grosso do Sul, foram homenageados o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Esli Ricardo de Lima e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, representado na solenidade pelo coronel Carlos Hudmax Ortiz.

Também receberam o título honorífico de Amigo da Base Aérea de Campo Grande, o Comandante Militar do Oeste, general Paulo Humberto César de Oliveira, o chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, Carlos Sérgio Câmara Saú, o presidente da Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, o coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte, José Lemos Monteiro, entre outras autoridades civis e militares.

“É uma homenagem simples e direta, como são as coisas de um soldado, como é a vida militar, em reconhecimento à doação pessoal e camaradagem daqueles que acreditam no trabalho da Base Aérea de Campo Grande”, disse o coronel Potiguara Vieira Campos, comandante da Base Aérea de Campo Grande.

Origem do Dia do Aviador

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont, ao decolar a bordo do 14-Bis que ele criou, torna-se o primeiro ser humano a voar! O primeiro voo de Dumont aconteceu no Campo Bagatelle, na França, e ficou registrado como o inicio de uma grande revolução nos meios de transporte na Terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro.   

Conteúdos relacionados