El Niño vai bagunçar clima e pode trazer chuvas acima do normal para MS

Regime de chuva fica bastante variável  

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Regime de chuva fica bastante variável

 

Apesar do forte calor instalado no estado de Mato Grosso do Sul neste mês de agosto, a expectativa para os próximos meses é animadora. O regime de chuva fica bastante variável na primavera e verão, tudo por causa do El Niño, que vai “bagunçar” o clima.

O fenômeno ocorre quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes que o normal e, os ventos diminuem na altura do Equador. “ Em 2015, o período mais intenso será no fim do ano, quando acontece o pico do El Nino e ele pode bagunçar o clima”, explica a meteorologista Neide Oliveira, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo ela, na primavera as temperaturas ainda se mantém elevadas, mas as chuvas começam a ser registradas, principalmente, no sul do país. “No Mato Grosso do Sul podem ocorrer pancadas de chuva ou até um volume acima do normal”, cita. Neste período ainda podem ocorrer tempestades com descargas elétricas e rajadas de vento.

O verão costuma ser um mês de muita chuva no estado e, de acordo com a meteorologista, esse ano não será diferente. “O pico do El Nino será no fim do ano, o que explica essa condição. Podemos ver queda de granizo, e as temperaturas podem diminuir por causa das chuvas”.

Conteúdos relacionados

lama