Chuva de sábado foi 5 vezes maior do que Capital aguentaria, diz Defesa Civil

Órgão registrou 59,4 mm de chuva durante o dia

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Órgão registrou 59,4 mm de chuva durante o dia

O temporal que inundou Campo Grande, deixando ruas e avenidas de baixo d’água, além de provocar desmoronamentos e até a morte de um homem, ainda não identificado, foi cinco vezes maior do que a capacidade de absorção do solo e escoamento da cidade, que segundo o coordenador-geral da Defesa Civil da Capital, Walmir Barbosa Lima, é de aproximadamente 10 milímetros por hora, enquanto só entre às 13 horas e 14 horas do sábado (5), choveu o equivalente a 54 mm.

“Eu consigo absorver em Campo Grande 50 mm de chuva ao longo do dia. Então se a cada hora chover 10 mm de chuva, não tem problema nenhum, o problema é você receber uma pancada de chuva, 20 mm ou 30 mm de uma única vez. Nós tivemos 54 mm em 1 hora e pouco. Então a capacidade de absorção do solo e escoamento foi superada”, explicou.

O coordenador detalhou o problema, explicando que a cidade tem sofrido com uma frequência de grandes chuvas, que não dão tempo suficiente para o solo se recuperar. “Dia 9 de novembro tivemos chuva, o solo ficou encharcado, daí dia 20 tivemos outra, com raios e vendaval que derrubou 72 árvores, e agora chuva novamente, então o solo perdeu a capacidade de absorver essa água. E quando ele perde essa capacidade acontece o que? Vira enxurrada”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, apenas no sábado, Campo Grande registrou 59,4 mm de chuva até a meia-noite, o que corresponde a 61% do acumulado do mês em 2014, que foi 96,4 mm. Nesta segunda-feira (7), o trabalho é para fazer a precisão dos estragos e levantamento dos prejuízos. “Nós ainda estamos fazendo as analises, junto com uma equipe da secretaria de Infraestrutura, para que possamos precisar os danos, e elaborar um plano de reparos mais detalhado”, comenta, ao ressaltar que os primeiros serviços foram prestados ainda no domingo, quando equipes da Defesa Civil fizeram a limpeza de ruas, retirando excesso de barro que ficou sobre pista.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados