Chuva de sábado foi 5 vezes maior do que Capital aguentaria, diz Defesa Civil
Órgão registrou 59,4 mm de chuva durante o dia
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Órgão registrou 59,4 mm de chuva durante o dia
O temporal que inundou Campo Grande, deixando ruas e avenidas de baixo d’água, além de provocar desmoronamentos e até a morte de um homem, ainda não identificado, foi cinco vezes maior do que a capacidade de absorção do solo e escoamento da cidade, que segundo o coordenador-geral da Defesa Civil da Capital, Walmir Barbosa Lima, é de aproximadamente 10 milímetros por hora, enquanto só entre às 13 horas e 14 horas do sábado (5), choveu o equivalente a 54 mm.
“Eu consigo absorver em Campo Grande 50 mm de chuva ao longo do dia. Então se a cada hora chover 10 mm de chuva, não tem problema nenhum, o problema é você receber uma pancada de chuva, 20 mm ou 30 mm de uma única vez. Nós tivemos 54 mm em 1 hora e pouco. Então a capacidade de absorção do solo e escoamento foi superada”, explicou.
O coordenador detalhou o problema, explicando que a cidade tem sofrido com uma frequência de grandes chuvas, que não dão tempo suficiente para o solo se recuperar. “Dia 9 de novembro tivemos chuva, o solo ficou encharcado, daí dia 20 tivemos outra, com raios e vendaval que derrubou 72 árvores, e agora chuva novamente, então o solo perdeu a capacidade de absorver essa água. E quando ele perde essa capacidade acontece o que? Vira enxurrada”, destacou.
Ainda segundo o coordenador, apenas no sábado, Campo Grande registrou 59,4 mm de chuva até a meia-noite, o que corresponde a 61% do acumulado do mês em 2014, que foi 96,4 mm. Nesta segunda-feira (7), o trabalho é para fazer a precisão dos estragos e levantamento dos prejuízos. “Nós ainda estamos fazendo as analises, junto com uma equipe da secretaria de Infraestrutura, para que possamos precisar os danos, e elaborar um plano de reparos mais detalhado”, comenta, ao ressaltar que os primeiros serviços foram prestados ainda no domingo, quando equipes da Defesa Civil fizeram a limpeza de ruas, retirando excesso de barro que ficou sobre pista.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.