Inmet emite alerta para frio de menos 5°C no sul do Brasil neste domingo

Passagem da frente fria deve subir e atingir vários estados brasileiros nos próximos dias
| 15/05/2022
- 14:13
Frio no RS
(Foto: Diário de Santa Maria)

Como anunciado em vários estados do Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, estados do sul do Brasil registrar a passagem da frente fria, a partir deste domingo (15). O Inmet (Instituto Brasileiro de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta de onda de frio, com risco à saúde, pois as temperaturas devem atingir mínimas de 5°C abaixo da média, que deve durar de três a cinco dias.

O alerta para todo o estado de e parte de Santa Catarina. O aviso inicia neste domingo, a partir das 15h, com previsão de encerramento na próxima quarta-feira (18). As principais regiões atingidas serão: serrana, sudoeste rio-grandense, noroeste rio-grandense, oeste catarinense, centro ocidental rio-grandense, metropolitana de Porto Alegre, sudeste rio-grandense, nordeste rio-grandense, sul catarinense, centro oriental rio-grandense.

alerta do inmet para o frio

Frio em MS

Em Mato Grosso do Sul, o alerta é de com perigo em potencial em todos os municípios. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o acumulado de chuvas que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas. As regiões Norte e Leste do Estado podem ter mínima de 20°C e máxima de 28°C. Já no Sudeste a previsão é cair mais a temperatura, com mínima de 16°C e máxima de 22°C. A direção dos ventos seguem para o Sul do Estado ao longo do dia, o que vai impulsionar o ar frio sobre Mato Grosso do Sul.

A mudança brusca na temperatura ocorreu em algumas cidades no último sábado (14), mas com maior probabilidade hoje (15), pois as chuvas devem ocorrer de forma generalizada no Estado. À medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16) a previsão indica queda das temperaturas na região sul/sudoeste.

Entretanto, é na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.

Veja também

Bolsonaro dá exemplo da Presidente Dutra, onde medida já foi adotada

Últimas notícias