Mato Grosso do Sul deve registrar uma nova passagem de frente fria, que poderá derrubar as temperaturas para mínima de 6°C, podendo ter dias mais frios do ano, até então. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), já no , chuvas associadas à queda da temperatura serão registradas na maior parte dos municípios.

A mudança brusca na temperatura deve ocorrer em algumas cidades no sábado (14), mas com maior probabilidade no domingo (15), pois as chuvas devem ocorrer de forma generalizada no Estado. À medida que a intensa massa de ar frio avança pelo Estado as temperaturas vão diminuindo gradativamente e na segunda-feira (16) a previsão indica queda das temperaturas na região sul/sudoeste.

Entretanto, é na próxima terça-feira (17) e quinta-feira (19) que as temperaturas irão cair drasticamente, as mínimas ficam por volta dos 6° a 8°C, principalmente na região sudoeste do MS. No restante do Estado, nas regiões central e sul-pantaneira as temperaturas mínimas ficam entre 8 a 12ºC. Já na região leste, valores variam de 8 a 14ºC e na região norte temperaturas mínimas entre 10 a 18ºC.

Recorde de frio do ano

Frio esperado na próxima semana
Passagem de frente fria vindo do sul do Brasil. (Reprodução: )

Na quinta-feira (19), os modelos numéricos de previsão de tempo indicam as menores temperaturas mínimas esperadas para o período, podendo ser as menores temperaturas do ano até agora. Além disso, há probabilidade (até o momento baixa probabilidade) para ocorrência do fenômeno de geada, principalmente na região sul do Estado.

“A atuação da massa de ar frio sobre MS deve resultar em temperaturas mínimas amenas por aproximadamente dez dias após a chegada da intensa frente fria. Em resumo, preparem os casacos e os agasalhos de frio para as próximas semanas em MS”, alerta o monitoramento.

Há uma semana, bateu recorde com a amanhã mais gelada do ano. Os termômetros marcaram mínima de 11°C às 6h de hoje, com declínio desde a madrugada, conforme o ClimaTempo.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a mudança brusca no tempo é aliada ao deslocamento de cavados, as chamadas áreas alongadas de baixa pressão e que favorecem nuvens e chuvas. Além disso, o transporte de calor e umidade pelo jato de baixos níveis, aliado à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o e a Argentina com deslocamento para a região sul do país, irão favorecer a formação de instabilidades no Estado.

Vale lembrar que as previsões de tempo devem ser acompanhadas e atualizadas devido à incerteza dos modelos numéricos de previsão de tempo para períodos maiores que 5 dias.