Mais uma polêmica em que o chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL) se envolve. Desta vez, em publicações feitas nas redes sociais, o presidente ironizou o astro de Hollywood Mark Ruffalo, famoso por interpretar o super-herói Hulk em filmes da Marvel após o ator chamar o mandatário de “homem que não respeita a democracia”.

Na última quinta-feira (9), o ator disse que o líder brasileiro não respeita a democracia, em postagem com o presidente marcado. “Caro Presidente Biden, o homem com quem você está se encontrando hoje não respeita a democracia e ameaça consistentemente um golpe”, apontou Ruffalo, que já fez outras críticas a Bolsonaro sobre pautas ambientais.

Bolsonaro rebate

O presidente brasileiro fez uma relação com super-heróis, uma espécie de metáfora, frequentemente associados a Ruffalo pela interpretação de Hulk no cinema.

“Deixe-me simplificar: se o Capitão América foi eleito por mais de 55 milhões de pessoas e Thanos, que é estrangeiro e não sabe nada sobre os EUA, tenta interferir no território ou no processo eleitoral americano, é Thanos e não o Capitão que está desrespeitando a democracia”, escreveu, numa referência ao vilão da série em quadrinhos.

“Tenho certeza que você nunca leu a Constituição brasileira, mas posso garantir que não é nada como os complicados roteiros do Hulk que você tem que memorizar”, afirmou Bolsonaro. O presidente disse também que “sempre esteve do lado da democracia”.

Bolsonaro também disse que a esquerda quer “controlar a imprensa, coibir a liberdade de expressão, censurar a e apoiar financeiramente ditaduras como e Venezuela” e finalizou a série de postagens criticando o papel vivido por Ruffalo nos cinemas: “O Hulk original era muito mais legal. Ele não precisava de um computador para parecer forte e realmente entendia algo sobre a natureza”.

Cúpula das Américas

A troca de farpas acontece em meio a ida de Bolsonaro à Cúpula das Américas, sediada em Los Angeles, Estados Unidos, onde o presidente também teve encontro bilateral com Biden. Na introdução da reunião, aberta à imprensa, o líder brasileiro defendeu ações do governo na Amazônia, falou sobre democracia e disse que quer eleições justas e limpas no Brasil.