Samu de Manaus prioriza pacientes que tem chances de viver
Após os hospitais, prontos socorros e Unidades Básicas de Saúde, agora os médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Manaus (AM) estão sendo obrigados a fazer a dura escolha de decidir quem vive e quem morre na cidade de quase 2 milhões de habitantes duramente afetada pelo novo coronavírus. Sem capacidade para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após os hospitais, prontos socorros e Unidades Básicas de Saúde, agora os médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Manaus (AM) estão sendo obrigados a fazer a dura escolha de decidir quem vive e quem morre na cidade de quase 2 milhões de habitantes duramente afetada pelo novo coronavírus.
Sem capacidade para atender todos os chamados e sem local adequado para levar pacientes graves por conta da lotação dos leitos de UTI, profissionais do serviço passaram a adotar no dia a dia protocolos de atendimento usados apenas em situações extremas, como nos casos de acidentes graves com múltiplas vítimas.
A prioridade agora é dada àqueles que tem mais chance de sobreviver e não aos que estão em estado mais grave. “É como uma guerra, preciso focar meus esforços em quem tem melhores condições de evoluir bem e reduzir meus esforços para aqueles que tem poucas chances de vida”, conta Domício Melo de Magalhães, diretor médico do Samu de Manaus. “É triste, mas é assim que está sendo”.
Segundo entrevista dada ao Portal Yahoo, Domício afirma que desde que os casos de Covid-19, o novo Coronavírus, começaram na Capital, o Samu adotou novas diretrizes na sua central de regulação, a área onde médicos treinados definem quando e qual tipo de atendimento será feito. “Se a pessoa consegue falar, não mandamos mais ambulâncias”, afirma. “Estamos tentando concentrar nosso efetivo para atender aqueles que estão em situação muito crítica, com falta de ar extrema, em que se nada for feito, a pessoa morrerá”.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.