Moradores tentaram virar o carro e atearam fogo

Uma multidão tentou linchar um homem e uma mulher nesta quarta-feira (5), após correr boato pelo Whatsapp de que eles seriam sequestradores de uma criança em Araruama, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Fotos do carro branco com as duas vítimas dentro, áudios, entre eles, o de um homem se dizendo pai da criança sequestrada, fizeram com que moradores a acreditar que eles seriam sequestradores.

Umas das vítimas, o motorista Luiz Aurélio de Paula, disse que assim que o grupo invadiu o carro, negou as acusações. Ele levou o grupo até uma padaria para tentar provar que estava trabalhando com a venda de produtos do local. Mesmo assim, as agressões começaram e o número de pessoas aumentou.

No vídeo registrado por testemunhas, uma multidão se aglomera em volta do veículo, quebram o carro e tentam virá-lo. Em outra gravação, o veículo aparece em chamas, sem ninguém dentro. Uma mulher que ateou fogo no carro, foi detida. Assista o vídeo aqui.

 

 

“Um monte de homem me abordaram, eu pensei que fosse um assalto. Aí eu tentei justificar pra eles que eu estava vendendo iogurte, queijo e linguiça aqui em Araruama. Não me deram atenção […] Me empurraram pra dentro do carro, eu não deixei eles dirigirem o carro, eles mandaram entrar pra uma rua e eu entrei, falei ‘vamo lá na padaria que vocês vão ver que eu tô trabalhando’. O pessoal da padaria me identificou e disse que trabalhava comigo”, conta Luiz Aurélio.

Luiz ainda tentou defender a mulher que estava no carro, mas não teve como reagir.

“Me empurraram pra fora da padaria me agredindo, pegaram a pessoa que tava dentro do carro e bateram nela. Eu tentei defender a pessoa, eles montaram em cima de mim… jogaram uma pedra em mim. Aí eu tentei me defender de todas as formas. Quando e vi que soltaram a pessoa que tava no carro, eu corri pra dentro da padaria pedindo socorro. Aí o pessoal da padaria ligou pra polícia pedindo socorro”, disse.

​Agentes da Guarda Municipal chegaram e conseguiram tirar o casal da confusão. A viatura da guarda também teve o vidro quebrado e um policial ficou ferido. Um dos guardas contou como aconteceu.

“A gente partiu pra lá e conseguiu isolar, defendeu o senhor até porque era só suspeita, não tinha nenhuma acusação. O ânimo lá tava de ódio. Tava querendo pegar o casal para fazer um linchamento. Provavelmente ia acontecer um homicídio lá, eles iam matar o casal. Era um clima muito de ódio”, explica Alex Silvestre, subcomandante da Guarda Municipal em Araruama.

A vítima falou sobre a atitude tomada pela população após o boato.

“Tinha umas mil pessoas do lado de fora falando que iam me matar por causa desse WhatsApp, que tá incriminando as pessoas e matando as pessoas sem ter culpa. Eu to morto de vergonha da minha esposa, da minha família, por estar passando uma situação dessa. Tentaram matar um homem trabalhador. O pessoal queria me linchar a troco de que? Eu não fiz nada de errado. Eu simplesmente tô trabalhando… trabalhando honestamente e ser abordado por homens desconhecidos e ser detonado na sociedade, nas redes sociais a troco de que? Eu pensei que ia morrer porque tinha muita gente invadindo, querendo invadir a padaria”, desabafou.

 

Multidão tenta linchar casal após boato de sequestro em WhatsApp

 

Segundo Luiz Henrique Marques, titular da 118ª Delegacia, existe, de fato, um boato de que sequestradores de crianças estão atuando na região. A delegacia, no entanto, não tem registros de desaparecimentos de menores Áudios, fotos e vídeos serão usados para tentar identificar quem começou a espalhar a informação falsa.

Luiz teria ido falar com uma mulher, que achou que ele estava tentando roubar o filho dela e fez as imagens que foram compartilhadas.