Ministério da Justiça faz a formatura de 307 agentes da Força Nacional
Para reforçar o efetivo das operações em andamento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Para reforçar o efetivo das operações em andamento
O Ministério da Justiça e Segurança Pública fez hoje (20) a formatura de 307 agentes de Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional para reforçar o efetivo das operações em andamento no Brasil, em especial do Plano Nacional de Segurança Pública.
Entre os aprovados na instrução, 256 são militares que prestaram serviços temporários às Forças Armadas (nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná) e 21 policiais militares estaduais da ativa e da reserva (aposentados), de Goiás, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, do Ceará, de Tocantins e do Rio Grande do Norte. Com mais essa turma, foram capacitados 2.007 profissionais para integrar a Força Nacional este ano, aumentando em 172% o número de equipes prontas para prestar serviços à população.
Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação do governo federal, criado para executar atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas.
A Força Nacional é composta por integrantes da ativa e da reserva remunerada das polícias militares e Corpos de Bombeiros militares estaduais; da ativa e aposentados das polícias civis e órgãos oficiais de Perícia Forense dos estados, do Distrito Federal e da União. Também passam a integrar suas operações, militares da União que prestaram serviços temporários (ao Exército, Marinha ou Força Aérea) e servidores civis aposentados da União, estados, Distrito Federal ou municípios.
A Força Nacional de Segurança Pública só pode atuar em um determinado município do Brasil se o auxílio for solicitado pelo governador do respectivo estado ou do Distrito Federal e se esse pedido for autorizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública. Dessa forma, a Força poderá apoiar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou os órgãos oficiais de Perícia Forense.
Também mediante autorização do Ministério da Justiça, a Força Nacional pode apoiar operações específicas de outros órgãos da União – a exemplo da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ou mesmo outros ministérios do governo federal.
Notícias mais lidas agora
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
Últimas Notícias
Suspeito de envolvimento no assassinato de delator do PCC é preso
Antonio Vinicius Lopes Gritzbac foi assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos no início de novembro
Evento nas festas de fim de ano, amigo secreto divide opiniões entre os que amam e odeiam
A simples brincadeira de troca de presentes consegue ser bem polêmica
Na saída de padaria, jovem tem nádegas apalpadas por motociclista em MS
Motociclista esperou jovem sair da padaria para cometer crime
Ratinho esculacha Simone Mendes e expõe bastidores: “Não é esse amor todo”
Em um podcast, Ratinho deu declarações polêmicas sobre a postura de Simone Mendes nos bastidores e a comparou com Simaria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.