Com nomeação publicada, Miriam Belchior toma posse hoje na presidência da Caixa

Miriam Belchior vai substituir Jorge Hereda, que ocupou o cargo por quatro anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Miriam Belchior vai substituir Jorge Hereda, que ocupou o cargo por quatro anos

A ex-ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão Miriam Belchior foi nomeada oficialmente hoje (23) presidenta da Caixa Econômica Federal. O ato foi publicado na edição desta segunda-feira no Diário Oficial da União. Miriam Belchior vai substituir Jorge Hereda, que ocupou o cargo por quatro anos. A posse será às 17h, em Brasília, e participarão da solenidade o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Em 2002, Miriam participou da equipe de transição do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2003 até junho de 2004, exerceu o cargo de assessora especial do presidente da República. No mês seguinte, tornou-se subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. Em 2007, ela foi para a Secretaria Executiva do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, em abril 2010, tornou-se coordenadora-geral do PAC, antes de ser confirmada chefe da pasta do Planejamento.

Formada em engenharia de alimentos pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Miriam Belchior tem mestrado em administração pública e governamental pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV (Fundação Getulio Vargas). Ela foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Miriam Belchior foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.

Conteúdos relacionados