Cuidados com a Pele na Infância: Por que a hidratação é tão importante?

Os cuidados com a pele na infância são fundamentais. Afinal, estamos nos referindo ao maior órgão do corpo humano, que funciona como proteção contra perigos externos. A pele também tem como função conduzir a temperatura do corpo e evitar infecções.
| 23/03/2022
- 17:00
Cuidados com a Pele na Infância: Por que a hidratação é tão importante?
Foto: Reprodução

Os cuidados com a pele na infância são fundamentais. Afinal, estamos nos referindo ao maior órgão do corpo humano, que funciona como proteção contra perigos externos. A pele também tem como função conduzir a temperatura do corpo e evitar infecções.

Quando a criança nasce, sua pele demonstra bastante sensibilidade, exigindo uma série de cuidados. Desde a hidratação, até a higiene e prudência ao entrar em contato com as outras pessoas. Além disso, por ter a camada cutânea mais fina do que a de um adulto, a pele na infância perde água mais rápido. Demonstrando ressecamento e propensão a alergias. A foliculite em crianças também é muito comum nesses casos.

Então, quais são os cuidados com a pele na infância? Por que a hidratação é tão importante de fato? Descubra mais sobre o assunto agora mesmo!

Por que a hidratação da Pele na Infância é tão importante?

Ao entrar num determinado ambiente, a parte do corpo em contato com os objetos e a temperatura é a pele. Quanto mais fina e ressecada sua camada for, maiores são os riscos de infecções, lesões e doenças. 

A hidratação de pele na infância faz toda diferença na das crianças. Ela torna o seu organismo menos suscetível a enfermidades. Seja com pequenas alergias ou até mesmo doenças que atingem o sistema imunológico. 

Os melhores métodos para cuidar da pele de uma criança vêm da higienização, hidratação e absorção de substâncias nutritivas. Desse modo, o pequeno fica cada vez mais resistente.

Como cuidar da Pele na Infância?

Abaixo, você irá descobrir como cuidar da pele na infância. Entenda os principais tratamentos quanto à hidratação que uma criança precisa durante o seu crescimento.

  1. Hidrate a pele após o banho

O momento mais adequado para realizar a etapa de hidratação é depois da higiene corporal. Por isso, hidrate a pele da criança após o banho. Isto é, depois de retirar toda a água do corpo.

Com a pele macia e levemente umedecida, os ativos dos hidratantes infantis aderem melhor. A camada externa da pele então aparenta mais maciez, resistência e temperatura apropriada.

  1. Proteja o pH da pele

Geralmente, o pH em seu nível normal é ácido, com índices de 4 a 7. O pH da pele funciona como uma parede protetora contra diversos microorganismos. Antes de comprar qualquer produto para higienizar e hidratar o pequeno, leia sobre as substâncias quanto ao pH.

Tenha muito cuidado nessa hora! O mais indicado é optar por loções, sabonetes e hidratantes que não influenciam no pH normal da pele na infância. Caso contrário, esses produtos servirão como brechas para a ação de bactérias e microorganismos. Por deteriorar a camada natural de proteção da pele.

Outra recomendação indispensável: jamais utilize hidratantes para adultos em crianças!

  1. Aplique o hidratante em todo o corpo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os hidratantes infantis e hipoalérgicos podem ser aplicados em todo o corpo. Inclusive no rosto. Contudo, é fundamental consultar um pediatra antes disso. A fim de evitar manchas, alergias e irritações.

Uma dica importante é a leitura do rótulo antes do uso. Essencial para saber como aplicar a loção sem ocasionar acidentes.

  1. Atente-se à alimentação

Ter uma alimentação balanceada contribui para o bem-estar físico na infância. Desde o seu nascimento até a adolescência. Os recém-nascidos recebem a hidratação a partir do leite materno. Enquanto nos meses seguintes, quando já comem outros alimentos, se hidratam através de frutas, suquinhos e água. 

Esses elementos favorecem a qualidade de vida e da composição cutânea.

  1. Fique alerta aos sinais

Se a criança começou a se coçar com frequência e a pele apresenta vermelhidão, fique alerta aos sinais. Tanto a coloração da pele, como a coceira e a descamação, podem ser indicativos de que algo está errado.

Portanto, quanto mais cedo procurar um melhor. Insistir no uso de hidratantes e loções para melhorar a região sem ouvir o especialista pode piorar a situação. Marque uma consulta.

  1. Faça hidratação diária nos períodos do inverno

No inverno há muito receio quanto ao banho diário, especialmente em bebês. Porém, a falta de hidratação e limpeza nas pregas dos braços e pernas, ou nas áreas genitais, pode gerar dermatites crônicas.

Aconselha-se utilizar cremes hidratantes e loções especiais todos os dias nos períodos de inverno.

Se mesmo depois dessas dicas suas dúvidas persistirem, converse com o pediatra do seu filho(a). Exponha suas preocupações e saiba como lidar com a hidratação da pele na infância.

*Esta é uma página de autoria de RM3 DIGITAL e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.

Veja também

Material de acordo com a BNCC e testado em sala de aula é o grande diferencial!

Últimas notícias