Negociações de reajuste avançaram

Profissionais em de instituições particulares de desmarcaram uma mobilização que estava prevista para a manhã desta sexta-feira (3) em Hospital do Coração (Clínica Campo Grande), depois de avançarem nas negociações sobre o reajuste salarial. Agora a categoria aguarda uma contraproposta do sindicato patronal, Sindhesul.

O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, explica que os sindicatos se reuniram nesta quarta-feira (1) no MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e ficou acordado entre as partes o prazo do dia 14 de junho para envio da contraproposta. “Até este período, nós suspendemos essas mobilizações porque voltamos a negociar”, diz.

Eles pedem o reajuste salarial de 8%, referente aos anos de 2015 e 2016 e renovação do instrumento normativo anterior. O sindicalista explica que caso o Sindhesul não apresente uma proposta plausível para a categoria até a data acordada, as mobilizações serão retomadas.

“Apesar das instituições hospitalares argumentarem dificuldades financeiras, as reformas para a modernização de suas estruturas físicas ocorrem com frequência. Enquanto isso, os trabalhadores em enfermagem são esquecidos e continuam com salários defasados. Vamos aguardar até este período, mas caso eles não apresentem uma proposta plausível, retomaremos as mobilizações em frente a vários hospitais particulares de Campo Grande”, diz.

(Sob supervisão de Daiane Libero)