Terapia de Obesidade Infantil retoma atividades no HRMS neste sábado
O Programa de Terapia da Obesidade Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Programa de Terapia da Obesidade Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes
O Programa de Terapia da Obesidade Infanto-Juvenil (TOI) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) retoma as suas atividades neste sábado (06), em Campo Grande. O TOI é um programa de referência estadual que desenvolve a reeducação dos hábitos do paciente, sejam eles alimentares, no aspecto de atividades físicas e comportamentais contra a obesidade.
O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por pediatras, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física. Durante os atendimentos são realizadas palestras e atividades, como forma de conscientização aos riscos que a obesidade pode acarretar. Para o coordenador do Programa, o médico Sandro Trindade Benitez, o TOI desenvolve um trabalho de referência estadual, de grande importância para a redução da obesidade infantil e de conscientização familiar.
“Partimos do método da reeducação de comportamento começando de dentro da casa do paciente. Por isso a grande importância dos pais participarem dos encontros e atendimentos do TOI. Ao longo de quase 12 anos, os resultados conquistados pelo Programa são grandes, chegando a cerca de 5 mil famílias atendidas desde a fundação do programa sendo o único com este objetivo dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados são mais expressivos ainda quando contamos com a participação dos pais, dessa maneira a reeducação começa já dentro de casa e com o apoio indispensável dos pais”, afirma o coordenador.
Segundo o coordenador do Programa a meta para o ano de 2015 é trazer para o TOI uma parceria com o Projeto Agita, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde. O objetivo do projeto é promover atividades para combater o sedentarismo, através de caminhadas, atividades físicas regulares e palestras.
De acordo com a nutricionista do Hospital Regional e do Programa TOI, Samantha Abraão de Souza, a conscientização é o grande fator para a mudança dos hábitos alimentares e até mesmo estilo de vida. “Os atendimentos do TOI são em grupos e isso colabora com a conscientização das crianças. A dúvida de um pode ser a dúvida do outro, e com o apoio e participação dos pais, o acompanhamento tem mais chances de eficiência”, destaca a nutricionista.
O Programa de Terapia da Obesidade Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes com idade até 17 anos, de ambos os sexos e de diferentes classes sociais. O atendimento é realizado aos sábados (manhã e tarde), no Ambulatório do HRMS, localizado na Rua Eng. Luthero Lopes – 36. O serviço é totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para agendar uma consulta no programa TOI, a família do paciente deve ligar para o telefone 3378-2939 (2ª, 4ª e 6ª período matutino). É necessário que o paciente apresente um encaminhamento, feito por um profissional da área de saúde.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Agetran divulga mudanças de funcionamento dos ônibus para o fim do ano
A linha 079 – Bandeirantes / Hércules Maymone estará suspensa entre os dias 26 de dezembro e 5 de janeiro
Rotary Club de Campo Grande comemora 85 anos e destaca trajetória de ações sociais
Jantar comemorativo reuniu membros da entidade que ressaltaram atuação de destaque em Mato Grosso do Sul
Câmara destina 25% da emenda impositiva da Saúde para projeto coordenado por vereador
Victor Rocha (PSDB) explica que fez pedido a vereadores para ampliar Casa Rosa e atender homens e crianças
Clubes de MS realizam assembleia para alterar estatuto e novo presidente da FFMS pode ser decidido
Assembleia ocorre após TJD-MS prorrogar prazo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.