A palestrante também levou informações 

Como parte da Campanha , servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) receberam nesta quinta-feira (19), Dia Internacional do Homem, palestras na área de saúde voltadas ao público masculino. As ações foram desenvolvidas no auditório da Penitenciária de Segurança Máxima, na Capital.

A gerente técnica Estadual de Saúde do Homem, Maria Jesus Nasser Viana, falou aos agentes penitenciários sobre o que a campanha Novembro Azul, que trata principalmente do combate e prevenção ao câncer de próstata. A palestrante também levou informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e destacou o tabu que existe no meio masculino quando o assunto é cuidar da própria saúde.

Já a gerente técnica da Rede de Atenção Psicossocial e do Programa de Controle ao Tabagismo, Michele Scarpin, abordou o tema saúde bucal que, apesar de não ser foco da campanha, é muito preocupante devido à grande incidência da doença, principalmente em homens.

Presente no evento o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, ressaltou que a qualidade de vida dos servidores é um dos principais objetivos do Governo do Estado e que a ação realizada Máxima é muito importante, pois proporciona conscientização sobre os cuidados necessários para a saúde.

O agente penitenciário Jair Garcete, 38 anos, que trabalha na Penitenciária de Segurança Máxima, revelou que nunca havia participado de palestra sobre o assunto. “Para mim está sendo novidade, é um assunto importante que nós homens devemos levar a sério. As estatísticas mostram que os homens não dão tanta atenção à saúde”, comentou.

Para o servidor penitenciário Anderson Moreno, 34 anos, que atua no Centro de Triagem, “a ação foi uma oportunidade de ter contato com mecanismos de prevenção, que, direta ou diretamente, refletem na qualidade de trabalho”.

Também participaram da palestra os diretores de área da Agepen Reinaldo Régis (Operações), Gilson Martins (Assistência Penitenciária) e Arnold Rosenacker; além do chefe de Gabinete, Dumas Torraca; do diretor da Penitenciária de Segurança Máxima, João Bosco, do diretor do Presídio de Trânsito, Claudiomar Suszeck; do diretor do Centro de Triagem, Alírio Francisco do Carmo e da chefe do Núcleo de apoio ao Servidor, Maria Roseneusa dos Santos Oliveira.