Profissionais da saúde realizam blitz para alertar sobre a tuberculose na Capital

 A atividade prossegue nos dias 19 e 26

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 A atividade prossegue nos dias 19 e 26

A Tuberculose tem cura, o tratamento é de graça e oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na tarde desta terça-feira (17), duas equipes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Fernando Arruda Torres, fizeram uma Blitz na região do bairro Nova Lima, acompanhados dos acadêmicos do curso de Enfermagem da Uniderp, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para alertar a população local sobre a gravidade da tuberculose. A atividade, que prossegue nos dias 19 e 26, com blitz da saúde no comércio da região.

De acordo com a enfermeira Kellen Christina Lopes Teixeira Fonseca da UBSF Fernando Arruda Torres, o dia 17 de novembro é uma data nacional para alertar a população sobre a gravidade da tuberculose. “O sintoma da doença é fácil de ser diagnosticado. Uma vez que o paciente está tossindo há mais de 15 dias, é aconselhável que procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa. O exame é simples, é feito por meio do escarro do paciente, e fica pronto em dez dias. Uma vez confirmada a tuberculose imediatamente é iniciado o tratamento com o paciente. Seguindo o tratamento correto em seis meses o paciente fica completamente curado”, completa a enfermeira.

Segundo a gerente da UBSF Fernando Torres Arruda, Keila Barreto Araújo Quadros, a blitz está sendo realizada em oito locais nos bairros onde são assistidos pela UBSF- parte do bairro Nova Lima, Oscar Salazar, Iguatemi e José Tavares do couto. “Estamos sensibilizando a população local sobre a gravidade da doença por meio da entrega de panfletos. Temos duas equipes divididas em seis profissionais da saúde, entre, enfermeiras, acadêmicas de enfermagem, agentes de saúde. Todos visitando o comércio local para combater as doenças que muitas vezes os pacientes portadores não sabem que estão com a enfermidade e acabam transmitindo para outras pessoas”.

Ao chegar à serralheria, a enfermeira Nayara de Souza explicou para os funcionários a gravidade da tuberculose. Por não ser tratada pode levar o paciente a morte. “É uma doença respiratória de fácil tratamento e pode ser feito o diagnostico em qualquer unidade da saúde”, explicou a enfermeira.

Para o empresário Jobeson Mangelo, que ouviu atentamente a explicação da enfermeira Nayara, o trabalho que os profissionais da saúde da Prefeitura estão fazendo um bom muito bom para alertar a população sobre a tuberculose. “Vou recomendar que meus funcionários procurem a unidade de saúde para fazer o exame preventivo. Se tiver alguém com o sintoma vou orienta que procurem um médico”, comentou.

A agente de saúde Manoele Cândida Almeida de Queiroz acompanhou uma das equipes na blitz da prevenção à tuberculose. “Neste mês estamos focando na prevenção da saúde do homem e na tuberculose. É nossa função informar a população da gravidade das doenças e orientar para que procurem um médico”.

Ao receber o folheto explicativo sobre a tuberculose o funcionário de um supermercado, Luciano Rodrigues disse que o trabalho preventivo é muito importante. “É um trabalho explicativo e ajuda a população a prevenir contra a doença”, comentou.

O que é Tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Transmissão da tuberculose

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são: Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; prostração.

Casos graves

Os casos graves de tuberculose apresentam: dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue; colapso do pulmão/ acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Tratamento de Tuberculose

O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo. Para evitar o abandono do tratamento da tuberculose é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Conteúdos relacionados