Conheça quais os tipos de surdez e saiba como prevenir
Segundo IBGE 5,1% dos brasileiros apresenta alguma deficiência auditiva
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo IBGE 5,1% dos brasileiros apresenta alguma deficiência auditiva
Com mais de 9,7 milhões de pessoas com diversos tipos de surdez no Brasil, o 10 de novembro marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data faz parte da Campanha Nacional da Saúde Auditiva, que leva informação e educação sobre saúde da audição para a população.
O censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 5,1% dos brasileiros apresenta alguma deficiência auditiva. Conheça as causas e ações preventivas das doenças.
Tipos de surdez e suas causas
A surdez pode aparecer logo na gestação, quando a deficiência é transmitida geneticamente ao bebê por infecções como sarampo, rubéola, ou diabetes e doença cardiovascular. Traumas físicos na mãe, assim como uso de medicamentos, álcool ou drogas, alimentação pobre em nutrientes e até mesmo incompatibilidade sanguínea entre o feto e a gestante podem agravar o quadro.
Entre as consequências da doença, a criança pode apresentar má formação ou mau funcionamento no sistema auditivo, que geralmente se manifesta até 3 anos de idade. O risco de apresentar alguma surdez também está ligado à hereditariedade ou com complicações de saúde, como meningite, otite, encefalite, hepatite, varicela, malária ou traumatismos cranianos.
Nos adultos e idosos, a deficiência pode surgir em vítimas de acidentes de trabalho ou de trânsito. Os graus de surdez variam de acordo com a gravidade da causa. É considerada leve quando apresenta entre 20 e 40 dB (decibéis) de audição, média para 40 a 70, severa para 70 a 90 e profunda para casos com mais de 90 dB.
De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existem quatro tipos de surdez conhecidas. A primeira é a condutiva, caracterizada por qualquer interferência na transmissão dos sons. Pode ser corrigida por meio de tratamento clínico ou cirúrgico.
O surdo sensório-neural apresenta impossibilidade de recepção do som devido à lesão das células ciliadas da orelha interna ou do nervo auditivo. Nesse caso, a deficiência é irreversível, pois suas causas estão nas doenças graves da gestante.
Quando há alteração na condução do som até o órgão terminal sensorial, a surdez é do tipo mista e está associada à lesão do órgão sensorial ou do nervo auditivo. Por último, a deficiência auditiva central não é, necessariamente, caracterizada pela diminuição da sensitividade auditiva, mas manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão de sons.
Prevenção e cuidados da saúde auditiva
Para que o adulto evite perder a audição, as formas de prevenir o quadro começa ao respeitar o repouso sonoro quando há exposição a altos níveis de intensidade, assim como adotar o uso de protetores auditivos, principalmente em locais de trabalho que apresentem riscos.
Quando a deficiência é genética, ela pode ser detectada nos primeiros dias de vida da criança, além de ser tratada. Por meio do chamado teste da orelhinha, é possível encontrar alterações na região.
É natural que a chegada da terceira idade traga o problema, geralmente mais frequente e perceptível após os 65 anos. Entretanto, o uso de tratamentos e de aparelhos auditivos podem recuperar a qualidade de vida e melhorar a sua comunicação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.