A digitalização de vários serviços foi a principal tendência de 2020 e 2021, e isso é algo que deve se manter pelos próximos meses. Entretanto, segundo alguns especialistas em tecnologia, o ano de 2022 deve ficar marcado pelo consumo ainda maior de vídeos online, inclusive por empresas de diferentes portes. Esse formato de conteúdo consegue um grande alcance na , e o uso dele está se transformando em algo essencial para atrair clientes. O rápido crescimento do no Brasil pode servir de evidência para isso.

 

Desde 2018, como mostramos em reportagem por aqui, o consumo de vídeos online é a preferência dos brasileiros. Cerca de 71% da população conectada à internet tinha como formato favorito o audiovisual. Esse número só cresceu nesses três anos, e está perto de superar a barreira de 90% de preferência. Ou seja, é quase uma unanimidade que os vídeos são excelentes para passar uma mensagem, uma informação e qualquer outra coisa disponível na internet.

 

Um exemplo disso é o uso maior das redes sociais com os vídeos, até mesmo em plataformas que antes eram focadas em outras mídias, como o e o Facebook. Todas elas abriram espaço para a maior interatividade dos vídeos, e viram os números de usuários aumentarem. Segundo dados oficiais da empresa Meta, 74% dos usuários do Instagram afirmam que o Reels é uma das melhores ferramentas criadas pela plataforma. Isso mostra que os vídeos estão ganhando espaço no lugar das imagens nas redes sociais.

 

O principal motivo dessa troca são as possibilidades que existem no conteúdo audiovisual. Além de ser mais interativo, é possível também integrar outras mídias nele, seja texto ou imagem. Por exemplo, fazer vídeo com fotos  se transformou em uma tendência em algumas redes sociais. Ao invés de publicar uma experiência em outro país com fotos estáticas, é mais atrativo fazer uma espécie de montagem para compartilhar em formato de vídeo. Essa é a principal tendência da internet, e que também está chegando nas empresas.

Uso dos vídeos no profissional

 

A variedade que colocamos não serve apenas para os usuários de redes sociais, mas também para as empresas. Segundo artigo do site Update or Die, os vídeos online serão uma das maiores tendências em 2022 nos ambientes profissionais. A ideia de alcançar um cliente apenas com uma postagem está acabando, e o uso de conteúdos interativos é essencial para aumentar o impacto. Essa é uma ideia importante, e as empresas que fizerem isso primeiro vão acabar se beneficiando.

 

Isso tem causado impacto nas agências de marketing digital, que estão focando totalmente na criação de campanhas em vídeo para a internet, e não apenas para a TV. Assim, empresas de diferentes portes devem começar a investir para aproveitarem essa tendência. Afinal, ficar de fora disso pode ser o fim para alguns, algo que aconteceu quando as redes sociais começaram a crescer. Inclusive, a expansão do TikTok no Brasil, atualmente o segundo país que mais usa a rede, é uma mistura dessas duas tendências recentes.

 

Os vídeos online estão ganhando espaço desde 2018, mas o auge desse formato está começando a aparecer por agora. Além de dominar as redes sociais, eles também estão ganhando espaço em ações publicitárias de empresas. Isso comprova que a tendência para esse 2022 é o consumo de produções mais interativas, onde as fotos, os textos e as músicas dependem dos vídeos para conseguirem um grande alcance na internet. Assim é que funciona o ambiente digital, com mudanças rápidas que forçam as pessoas a acompanharem.