Quer se tornar um blogueiro? Faça essas coisas primeiro!

O interessante é que esta é uma carreira extremamente nova, que surgiu nos últimos anos após a grande popularização da internet e amplo acesso às redes sociais.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Quem acompanha as redes sociais certamente já ouviu falar de blogueiros e blogueiras. O interessante é que esta é uma carreira extremamente nova, que surgiu nos últimos anos após a grande popularização da internet e amplo acesso às redes sociais.

Com isso, muita gente hoje em dia já tem a carreira de blogger como um objetivo. Se esse é o seu caso, preparamos este post com algumas dicas focadas nos iniciantes. Tenha em mente que atualmente ser blogueiro(a) é uma coisa séria, então você deve se valer de diversos recursos, como fazer convites comunhão online grátis, utilizar diversos canais de comunicação, analisar métricas e muito mais.

Mas antes de tudo, é necessário ressaltar que um pré-requisito básico para se tornar um blogueiro é criar material de qualidade. Se seu conteúdo não for bom, não importa qual seja o nicho, conhecimento técnico e investimento, nada disso será suficiente para cativar a audiência. Mas se você tem confiança que tem condições de criar algo útil e de boa qualidade, confira as dicas a seguir para iniciar sua jornada com o pé direito.

Defina um nicho e um público-alvo

alvo
Fonte: Pexels

Antes mesmo de começar a produzir e postar seu conteúdo, você precisa saber a quem esse conteúdo será endereçado. E hoje em dia há uma grande valorização da especialização, ou seja, quanto mais específico mais relevante dentro de um certo nicho, mais bem visto seu conteúdo será.

Portanto, a primeira dica é focar suas publicações, fotos e vídeos no trato de algum assunto que você domine plenamente. Por exemplo, se você é um apaixonado por futebol, pode criar um perfil que fala de tudo sobre o futebol inglês, que tem a liga mais forte do mundo. Com isso, você pode escolher dentre uma infinidade de assuntos, há exemplos de blogueiros que falam sobre cabelo, investimentos, maquiagem, marketing, medicina e muito mais.

Talvez a única exceção para essa dica acima, seja para quem pretende mostrar sua própria vida na internet. Esse tipo de conteúdo também atrai bastante atenção, principalmente em plataformas como Instagram e Tik Tok. Desse modo, não há um nicho específico a ser abordado, uma vez que você vai estar mostrando tudo que acontece no seu dia-a-dia, como o que faz, o que come, estuda etc.

Construa uma audiência antes de pensar em monetização

Vira e mexe sai alguma notícia divulgando os cachês milionários que alguns blogueiros cobram para fazer publicações. Entretanto, você precisa saber que isso é fruto de muito trabalho. Muitas vezes demora anos para um perfil viralizar e alcançar milhares de seguidores. Se estiver olhando para os milhões então, vai ser necessário muito tempo de dedicação diária para chegar ao patamar de apenas médio.

Diante disso, muitos iniciantes cometem o erro de já pensar em monetizar seus perfis ao atingir 2 ou 3 mil seguidores. O problema é que isso tira seu foco do que realmente importa, que é a criação de cada vez mais conteúdo de qualidade, sempre com a intenção de atingir um público maior. Dessa forma, você deve enxergar a carreira de blogueiro(a) como um investimento de longo prazo, onde você coloca muito dinheiro, tempo e esforço no início, para só no futuro colher frutos muito bons.

Seja atencioso com sua audiência

audiencia
Fonte: Pixabay / kreatikar

Outra coisa que você precisa estar previamente ciente, é que será necessário ter muita paciência e consistência para dar atenção aos seus seguidores, independente do momento que estiver passando. Vale ressaltar que a maioria das pessoas seguem blogueiros porque sentem que fazem parte da vida dos seus ídolos de alguma maneira, sendo assim, não dar atenção suficiente para seu público vai quebrar esse senso de amizade, o que obviamente vai reduzir seu engajamento.

Portanto, você vai precisar estar sempre presente, seja postando coisas novas, dando “satisfações”, respondendo perguntas, fazendo enquetes… Enfim, tudo que gere uma interação com sua audiência, será considerado benéfico. E isso é essencial no início, pois diferente das pessoas que têm milhões de seguidores, espera-se que um iniciante tenha tempo e condições de dar atenção para um público que não é muito grande.

E não se engane, seus seguidores sabem muito bem que dificilmente serão respondidos por uma blogueira que tem milhões de seguidores em suas redes. Mas se você tem menos de 10 mil, dedique um tempo do seu dia para responder mensagens, comentários e também para perguntar sobre qual tipo de conteúdo sua audiência quer que você faça.

Conclusão

Tornar-se um blogueiro(a) de sucesso não é uma tarefa fácil, ainda mais porque atualmente você terá milhares de concorrentes, uma vez que praticamente qualquer pessoa tem condições de criar conteúdo online hoje em dia. Entretanto, dos milhares que tentam, poucos são os que realmente alcançam bons resultados.

Sendo assim, certifique-se de seguir nossas dicas para já começar da maneira correta. Com isso, você vai aumentar suas chances de construir um perfil interessante, seja no Instagram, You Tube, Tik tok, ou qualquer outra rede de comunicação em massa.

Para finalizar, é preciso destacar que tudo nesse ramo se resume à qualidade e à relevância do seu conteúdo. As dicas desse post visam ajudá-lo a criar um conteúdo direcionado a um grupo de pessoas que têm interesse nele, somente assim você vai conseguir o engajamento necessário para se tornar um blogger de sucesso.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.